Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL A PARTIR DO INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE: O CASO DA BR-163
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Palavras Chave

Desenvolvimento Econômico
Investimento
Infraestrutura

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Fernando Vinícius da Rocha
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
2 - Maria Sylvia Macchione Saes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

Infraestrutura é assunto relevante em termos de êxito econômico de um país. O nível adequado de infraestrutura tem relação direta com o desenvolvimento econômico (ROMMINGER; CAMPOS NETO; CONCEIÇÃO, 2014; ASCHAUER, 1989; FERNALD, 1999), dado que a infraestrutura ajuda a determinar o sucesso das atividades industriais e da agricultura (BANCO MUNDIAL, 2015).
O presente artigo tem o objetivo de avançar nas discussões que relacionam investimentos em infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico. Especificamente, o artigo busca, tendo como objeto de análise o caso brasileiro da rodovia BR-163 nos Estados do Mato Grosso e do Pará, mensurar possíveis impactos em indicadores econômicos e sociais municipais decorrentes da presença de projetos de infraestrutura logística.
North e Weingast (1989), por exemplo, mostram que a criação de instituições mais fortes, com direitos de propriedade bem-definidos, estimulou o crescimento econômico da Inglaterra com a Revolução Gloriosa em 1688. A relação entre investimentos e as características do ambiente institucional já está consolidada na literatura acadêmica. Analisando investimentos em duas regiões de Gana, Besley (1995) argumenta que as instituições influenciam no nível do investimento realizado.
A técnica intitulada de Propensity Score Matching (PSM) é a técnica estatística adotada nesta análise. De acordo com Caliendo e Kopeinig (2005), a probabilidade de os indivíduos pertencerem ao grupo dos tratados é obtida a partir das covariáveis, nas quais estão presentes as características observáveis de cada um dos indivíduos.
As análises discutidas mostraram que os municípios do Mato Grosso (MT) e do Pará (PA), localizados nos arredores da BR-163, apresentam IDH superior aos demais municípios desses Estados, os quais são considerados comparáveis.
Os resultados mostram que a presença de uma infraestrutura logística relevante, como é o caso da BR-163 no Mato Grosso e no Pará, contribui com o desenvolvimento econômico e social das localidades no seu entorno. Tanto para os municípios do Mato Grosso quanto para os do Pará, a presença dessa rodovia federal tem como efeito observável incrementos importantes em indicadores econômicos e sociais (medidos pelo IDH). Tem-se, portanto, o planejamento e o desenvolvimento dessa infraestrutura rodoviária como ferramentas importantes para o crescimento socioeconômicos de regiões menos desenvolvidas.
ACEMOGLU, D.; ROBINSON, J. Por que as nações fracassam. São Paulo, SP: Elsevier; Campus, 2012. ASCHAUER, D. A. Is public expenditure productive? Journal of Monetary Economics, 23(2), 177-200, 1989. ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Índice de desenvolvimento humano. 2016. Disponível em: < http://www.atlasbrasil.org.br/2013/>. Acesso em: 15 mar. 2016. BANCO MUNDIAL. Private Participation in Infrastructure Database. 2015. Disponível em: . Acesso em: 1º jul. 2015.