Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE E ENERGIA RENOVÁVEL: REVISÃO SISTEMÁTICA NAS PESQUISAS INTERNACIONAIS PUBLICADAS NOS JOURNALS DE CONTABILIDADE COM MAIOR FATOR DE IMPACTO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade
Energia Renovável
Contabilidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Redvânia Vieira Xavier
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
2 - TACIANA RODRIGUES DE SOUZA
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Finanças corporativa
3 - FERNANDO MACIEL RAMOS
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO (UNC) - Unisinos
4 - ERNANI OTT
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

A gestão ambiental tornou-se essencial e vem se constituindo em uma variável estratégica precisando, portanto, de um tratamento específico nas organizações, ficando a cargo dessas a busca de mecanismos para reduzir a quantidade de resíduos poluentes ou eliminá-los, manter com o menor custo possível um controle eficaz de gerenciamento ambiental e maximizar a produtividade, minimizando, assim, os impactos ao meio ambiente (RIBEIRO, 1998). Sendo essa uma pressão da sociedade, clientes, investidores e acionistas que buscam um desempenho econômico e ambiental positivo.
A questão ambiental vem sendo tratada e pesquisada por diferentes autores nos últimos anos (GALLON et al., 2008). Entretanto, a medida em que uma área começa a se desenvolver e se consolidar existe a necessidade de pesquisas que auxiliem na compreensão de qual estágio de desenvolvimento dela. Com base neste contexto, de que forma a sustentabilidade e a energia renovável estão sendo abordadas em pesquisas internacionais publicadas nos principais journals de contabilidade? Como objetivo examinar as pesquisas internacionais sobre sustentabilidade e energia renovável publicadas nesses periódicos.
Mathews (1997) referia que o público de forma geral, além de administradores, mídia, políticos, têm voltado a sua atenção ao meio ambiente e aos problemas sociais, que podem ser tratados por meio de identificação, medição e avaliação da interação entre o meio ambiente e a empresa. Souza (2002) constata que têm ocorrido uma evolução nas estratégias de ações e de decisões em direção à incorporação de parâmetros ambientais nas organizações. A energia renovável é uma delas. Fazendo com que hajam impactos nas organizações e surgindo campo de pesquisas na área contábil correlatas.
Este estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática, quantitativo quanto à análise dos dados. Foi realizado um levantamento das pesquisas internacionais nos 10 (dez) principais journals de contabilidade, conforme o Scimago Journal & Country Rank (SJR), publicados entre 2011 a 2016. Foram utilizados os termos sustentabilidade, transitando pela gestão ambiental até chegar ao tema relacionado com a energia renovável, sendo esse último o propósito central desta pesquisa. A amostra constituiu de 106 artigos sobre sustentabilidade e energia renovável.
Os resultados revelam que o maior interesse dos pesquisadores se concentra em temas como a forma com que são realizados os investimentos, ou seja, a dinâmica de investimentos com 16 artigos publicados. O segundo tema de interesse é com relação a eficiência, seguido de desempenho e dos relatórios financeiros e sociais publicados. Um ponto fundamental a se destacar, refere-se ao fato de que especificamente o especificamente o tema sustentabilidade que foi objeto de pesquisa, está somente em três dos artigos publicados revelando que é preciso avançar nas pesquisas relacionadas com essa temática.
Os resultados revelam que o tema sustentabilidade e energia renovável vem sendo pouco difundido nos journals, uma vez que dos 106 artigos analisados, apenas 3 tem como enfoque específico a energia renovável, enquanto os temas de maior interesse dos pesquisadores foram sobre dinâmicas de investimentos e eficiência. É possível que a temática esteja despertando um maior interesse dos pesquisadores, cujos resultados de suas pesquisas vem sido publicados em journals diferentes daqueles utilizados nesse estudo. Verifica-se a necessidade da área contábil em aprimorar os estudos na temática.
MATHEWS, M. R. Twenty-five years of social and environmental accounting research: is there a silver jubilee to celebrate? Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 10, n. 4, p. 481-531, 1997. SOUZA, M. T. S.; RIBEIRO, H. C. M. Sustentabilidade ambiental: uma meta-análise da produção brasileira em periódicos de administração. Revista de Administração Contemporânea, v. 17, n. 3, p. 368-396, 2013. VELLANI, C. L.; RIBEIRO, M. S. Sustentabilidade e Contabilidade. Revista contemporânea de Contabilidade. v.1, nº 11, p. 187-206, Jan./Jun., 2009.