vantagens competitivas
universidades corporativas
RBV (Visão Baseada em Recursos)
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Estratégia Competitiva Baseada em Recursos
Autores
Nome
1 - Jaercio Alex Silva Barbosa ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo
Reumo
A busca por vantagens competitivas sustentáveis é um dos principais objetivos das empresas e tema central para os pesquisadores de áreas relacionadas com estratégia organizacional. Vários pesquisadores reconhecem o conhecimento como uma fonte de vantagens competitivas. Desta forma, o entendimento da relação entre os processos de gestão do conhecimento e o desenvolvimento de vantagens competitivas é um tema com lacunas teóricas que, por seu impacto nas empresas, merece um maior aprofundamento. Uma dessas lacunas é o papel das universidades corporativas nessa relação.
As universidades corporativas podem ser fontes de vantagens competitivas sustentáveis?
Busca de fontes de vantagens competitivas (BARNEY, 1986; BASTERRETXEA; ALBIZU, 2011; LAZZARINI, 2015); mudanças transformam o conhecimento em fonte de vantagem competitiva (PRAHALAD; HAMEL, 1990; SHAW; SAYED, 2007); empresas criam mecanismos que alavancam aprendizado organizacional (PRAHALAD; HAMEL; 1990; WRIGHT et al, 2001), uma das ferramentas é a universidade corporativa (MEISTER, 1999; EBOLI, 2014); as universidades corporativas são recursos valiosos, raros, difíceis de imitar e organizáveis (NONAKA, 1994; HATCH; DYER, 2004; WRIGHT et al, 2001; BARNEY; HESTERLY, 2008)
Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa por meio de entrevistas em profundidade com especialistas e responsáveis por universidades corporativas. Foram entrevistados três especialistas: uma das primeiras pesquisadoras do tema de educação corporativa no Brasil e os diretores responsáveis por duas das mais importantes universidades corporativas do país - Universidade da EY do Brasil -recebeu em 2015 o CUBIC Awards -“Corporate University of the year” e do Banco do Brasil, que recebeu o prêmio de melhor universidade corporativa do mundo em 2015 pelo Global Council of Corporate Universiti
Os principais resultados foram: as Universidades Corporativas (UCs) precisam ser focada no desenvolvimento de competências das pessoas que ajudem a desenvolver as competências do negócio; a UC é uma fonte de fortalecimento das vantagens competitivas da empresa, dá visibilidade e tangibilidade às estratégias e ajuda em sua execução; há grande dificuldade de imitação das práticas relacionadas às UCs. As principais barreiras, apontadas pelos entrevistados, se relacionam com a diferença na cultura corporativa, assim como sua importância relativa dentro da organização.
O presente trabalho tinha como objetivo identificar elementos que mostrassem como às universidades corporativas podem ser fontes de vantagens competitivas. A revisão da literatura e o trabalho em campo apontaram que as universidade corporativas, bem estruturadas, podem apresentar todos os atributos, preconizados pela RBV, necessários para a geração de vantagem competitiva sustentável que são valor, raridade, dificuldade de imitação e possibilidade de organização para exploração das possíveis vantagens competitivas. Sendo um recurso que deveria estar no centro das decisões estratégicas.
BERMAN, S. L.; DOWN, J.; HILL, C. W. L. Tacit knowledge as a source of competitive advantage in the National Basketball Association. Academy of Management Journal, v. 45, n. 1, p. 13-31, Feb 2002.
MEISTER, J. C. Educação Corporativa: A gestão do capital intelectual através das Universidades Corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.
WRIGHT P. ; DUNFORD, B. B.; SNELL, S. A. Human resources and the resource based view of the firm. Journal of Management, v. 27, n. 6, p. 701-721, 2001.