Resumo

Título do Artigo

UNIVERSIDADES CORPORATIVAS COMO FONTE DE VANTAGENS COMPETITIVAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

vantagens competitivas
universidades corporativas
RBV (Visão Baseada em Recursos)

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada em Recursos

Autores

Nome
1 - Jaercio Alex Silva Barbosa
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo

Reumo

A busca por vantagens competitivas sustentáveis é um dos principais objetivos das empresas e tema central para os pesquisadores de áreas relacionadas com estratégia organizacional. Vários pesquisadores reconhecem o conhecimento como uma fonte de vantagens competitivas. Desta forma, o entendimento da relação entre os processos de gestão do conhecimento e o desenvolvimento de vantagens competitivas é um tema com lacunas teóricas que, por seu impacto nas empresas, merece um maior aprofundamento. Uma dessas lacunas é o papel das universidades corporativas nessa relação.
As universidades corporativas podem ser fontes de vantagens competitivas sustentáveis?
Busca de fontes de vantagens competitivas (BARNEY, 1986; BASTERRETXEA; ALBIZU, 2011; LAZZARINI, 2015); mudanças transformam o conhecimento em fonte de vantagem competitiva (PRAHALAD; HAMEL, 1990; SHAW; SAYED, 2007); empresas criam mecanismos que alavancam aprendizado organizacional (PRAHALAD; HAMEL; 1990; WRIGHT et al, 2001), uma das ferramentas é a universidade corporativa (MEISTER, 1999; EBOLI, 2014); as universidades corporativas são recursos valiosos, raros, difíceis de imitar e organizáveis (NONAKA, 1994; HATCH; DYER, 2004; WRIGHT et al, 2001; BARNEY; HESTERLY, 2008)
Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa por meio de entrevistas em profundidade com especialistas e responsáveis por universidades corporativas. Foram entrevistados três especialistas: uma das primeiras pesquisadoras do tema de educação corporativa no Brasil e os diretores responsáveis por duas das mais importantes universidades corporativas do país - Universidade da EY do Brasil -recebeu em 2015 o CUBIC Awards -“Corporate University of the year” e do Banco do Brasil, que recebeu o prêmio de melhor universidade corporativa do mundo em 2015 pelo Global Council of Corporate Universiti
Os principais resultados foram: as Universidades Corporativas (UCs) precisam ser focada no desenvolvimento de competências das pessoas que ajudem a desenvolver as competências do negócio; a UC é uma fonte de fortalecimento das vantagens competitivas da empresa, dá visibilidade e tangibilidade às estratégias e ajuda em sua execução; há grande dificuldade de imitação das práticas relacionadas às UCs. As principais barreiras, apontadas pelos entrevistados, se relacionam com a diferença na cultura corporativa, assim como sua importância relativa dentro da organização.
O presente trabalho tinha como objetivo identificar elementos que mostrassem como às universidades corporativas podem ser fontes de vantagens competitivas. A revisão da literatura e o trabalho em campo apontaram que as universidade corporativas, bem estruturadas, podem apresentar todos os atributos, preconizados pela RBV, necessários para a geração de vantagem competitiva sustentável que são valor, raridade, dificuldade de imitação e possibilidade de organização para exploração das possíveis vantagens competitivas. Sendo um recurso que deveria estar no centro das decisões estratégicas.
BERMAN, S. L.; DOWN, J.; HILL, C. W. L. Tacit knowledge as a source of competitive advantage in the National Basketball Association. Academy of Management Journal, v. 45, n. 1, p. 13-31, Feb 2002. MEISTER, J. C. Educação Corporativa: A gestão do capital intelectual através das Universidades Corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999. WRIGHT P. ; DUNFORD, B. B.; SNELL, S. A. Human resources and the resource based view of the firm. Journal of Management, v. 27, n. 6, p. 701-721, 2001.