Resumo

Título do Artigo

BARREIRAS RELACIONADAS A UTILIZAÇÃO DOS MOOCS NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE UTILIZANDO REDES BAYESIANAS
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Palavras Chave

MOOC
Barreiras
Países em desenvolvimento

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para o Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - Valéria Feitosa de Moura
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA
2 - Cesar Alexandre de Souza
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Faculdade de Economia, Adinistração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP
3 - JULIANA NELIA DO NASCIMENTO CORREA
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Faculdade de Economia, Adinistração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP
4 - Adriana Backx Noronha Viana
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
5 - José Dutra de Oliveira Neto
FEA-RP/USP - RCC

Reumo

Os MOOCs são considerados um meio para aumentar o acesso e a qualidade da educação, proporcionando redução dos custos e da desigualdade educacional, sobretudo nos países em desenvolvimento. No entanto, muitas barreiras relacionadas ao idioma, contextualização, infraestrutura tecnológica e necessidade de habilidades básicas dos usuários são impostas a esses cursos, reduzindo seu potencial para melhorar e oferecer livre acesso a recursos educacionais de qualidade, principalmente nos países em desenvolvimento, tidos como principais beneficiários desses recursos.
O seguinte questionamento direciona o estudo: quais são os fatores que influenciam a utilização dos MOOCs nos países em desenvolvimento? Assim, o objetivo geral é identificar se há impacto das barreiras relacionadas ao idioma, atributos individuais, infraestrutura tecnológica e habilidade básicas dos usuários na utilização dos MOOCs, em países da África, da América do Sul e da Ásia. O trabalho é relevante por possibilitar o direcionamento de esforços de políticas para os fatores que devem ser superados para ampliar a utilização dos MOOCs nos países em desenvolvimento.
Os MOOCs têm experimentado um ciclo de excitação e decepção, isso porque, muitas das expectativas iniciais não foram atendidas. No entanto, esse quadro não diminui as oportunidades e benefícios que os MOOCs podem proporcionar ao ensino superior em todos os países, mas torna relevante identificar os fatores que dificultam a utilização dos MOOCs nos países em desenvolvimento. A literatura indica que os desafios relacionados a utilização dos MOOCs estão relacionados a questões técnicas, econômicas, legais e sociais.
Os dados dessa pesquisa foram obtidos em 9 países da América do Sul, África Subsaariana e Sul / Sudeste Asiático: Brasil, Chile, Colômbia, Gana, Quênia, África do Sul, Índia, Indonésia e Malásia e são oriundos de uma survey que compõe um projeto para a iniciativa ROER4D. A coleta de dados foi realizada entre Novembro/2014 e Agosto/2015. Considerando que as variáveis são categóricas, mostrou-se adequada a análise utilizando as Redes Bayesianas por meio do pacote “bnlearn” no software estatístico R.
Considerando os objetivos desse estudo as seguintes relações foram validadas: gênero e local de acesso, local de acesso e tipo de ação realizada com vídeo, tipo de ação realizada com vídeo e ação realizada com MOOC.
Os resultados demonstram que as mulheres têm maior probabilidade de acesso em casa e que dessa forma têm maior probabilidade de realizar ações com vídeos, o que aumenta a probabilidade de realizar atividades com MOOCs. Esses resultados, refletem as considerações de que o gênero feminino está associado ao ensino a distância, nesse sentido, é possível considerar que efetivamente os MOOCs têm potencial para reduzir a desigualdade no acesso à educação, contribuindo para a redução a diferença de gênero no acesso de recursos educacionais.
Cobo, C. (2013). Exploration of Open Educational Resources in Non-English Speaking Communities. International Review of Research in Open and Distance Learning, 14(2), 106–128. Retrieved from http://search.proquest.com/docview/1413414591?accountid=14643 Hodgkinson-Williams, C. (2010). Benefits and challenges of OER for higher education institutions. Workshop Discussions at the Open Educational Resources (OER) Workshop for Heads of Commonwealth Universities, (May), 1–21.