Resumo

Título do Artigo

INVESTIMENTO DE IMPACTO E FINANCIAMENTO A INOVAÇÃO SOCIAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Investimento de impacto
Revisão Sistemática
Inovação Social

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Indira Gandhi Bezerra de Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba
2 - Andréa Paula Segatto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Rodrigo Luiz Morais-da-Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba

Reumo

A discussão sobre investimento de impacto, embora relevante para o campo prático, ainda pode ser considerada novidade no ambiente acadêmico. Embora isso retrate o pouco conhecimento publicado pela academia sobre o tema, também demonstra que o campo está aberto para novas pesquisas e temáticas a serem exploradas e aprofundadas.
O objetivo deste estudo é mapear a produção científica acerca do investimento de impacto, na perspectiva de financiamento à inovação social. De forma específica, este estudo se propõe identificar informações, como o número de artigos publicados no período e as principais áreas pesquisadas e suas distintas contribuições, a fim de permitir uma reflexão da academia sobre o conhecimento produzido no campo, bem como delinear novas possibilidades de pesquisas a partir das lacunas teóricas identificadas.
Para o desenvolvimento deste artigo, utilizou-se a perspectiva teórica do investimento de impacto. Embora o destaque recebido pela temática nos últimos anos, a ideia de investir, gerar retornos financeiros e ainda ajudar a solucionar problemas sociais e ambientais não é recente. Ainda no século XVII, na Inglaterra, alguns investidores já alinhavam seus interesses financeiros com valores sociais. Contudo, o termo investimento de impacto entrou em ascensão na última década, originando-se em uma reunião de investidores em 2007.
Para tanto, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com enfoque em uma análise descritivo-exploratória. Na busca pelos artigos utilizaram-se duas bases de dados, Web of Science e EBSCO, e adicionalmente, devido relação de suas áreas com a temática desse artigo, também foram incluídos dois periódicos específicos da área não presentes nessas bases, o Journal of Social Entrepreneurship e o Social Enterprise Journal.
Os principais resultados evidenciam um estágio inicial de desenvolvimento no campo. Pode-se classificar os estudos identificados em nove temáticas de acordo com a área investigada, sendo: avaliação de impacto, filantropia, financiamento para empresas sociais, fundos de investimento de impacto, investimento socialmente responsável, aspectos gerais, inovação social, risco e retorno e terminologia. Foram propostas algumas sugestões de estudos futuros para o avanço da produção científica de investimento de impacto, considerada como uma forma de financiamento à inovação social.
A partir do mapeamento, foi possível descrever uma área de estudos de fronteira, com a maior parte das investigações publicadas nos últimos cinco anos. Além disso, a concentração de autores ainda é baixa, o que revela um interesse notável por um número grande de pesquisadores que contribuem a partir de diferentes áreas do conhecimento. Assim, o presente estudo contribui com a área de pesquisa ao apresentar informações descritivas, ao mesmo tempo em que possibilita a partir da análise exploratória um olhar abrangente sobre os principais enfoques pesquisados no campo.
BUGG-LEVINE, A.; EMERSON, J. Impact investing: Transforming how we make money while making a difference. innovations, v. 6, n. 3, p. 9-18, 2011. CHENEY, A. L.; MERCHANT, K. E.; KILLINS JR, R. Impact investing: A 21st century tool to attract and retain donors. The Foundation Review, v. 4, n. 4, p. 45, 2012. CLARKIN, J. E.; L CANGIONI, C. Impact Investing: A Primer and Review of the Literature. Entrepreneurship Research Journal, v. 6, n. 2, p. 135-173, 2016. CLYDE, P.; KARNANI, A. Improving Private Sector Impact on Poverty Alleviation. California Management Review, v. 57, n. 2, p. 20-35, 2015.