Resumo

Título do Artigo

ESTADO DA ARTE DA PUBLICAÇÃO NACIONAL SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO PERÍODO DE 2011 A 2016
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Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Bibliometria
Estado da Arte

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Lillian Cherrine Rodrigues
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Santo Agostinho
2 - Caissa Veloso e Sousa
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Santo Agostinho

Reumo

A Gestão do Conhecimento é uma abordagem teórica do pensamento gerencial. Seu desenvolvimento ocorre diante da crescente economia alicerçada e movida pelo conhecimento. Considerando a multiplicidade de pesquisas sobre a G.C., o estudo pretende responder a questão: qual o estado da arte da publicação acadêmica nacional acerca da Gestão do Conhecimento? O propósito do artigo é investigar os trabalhos científicos publicados sobre a temática nos periódicos acadêmicos nacionais, entre 2011 a 2016, e se justifica ante a relevância do tema G.C. e da influência sobre a competitividade das empresas.
A Gestão do Conhecimento tem se mostrado crescente no âmbito acadêmico e profissional. Diante desse período profícuo na geração de conhecimento, o estudo pretende responder a questão: qual o estado da arte da publicação acadêmica nacional acerca da Gestão do Conhecimento? O propósito do artigo é investigar os trabalhos científicos publicados a respeito da G.C. nos periódicos acadêmicos nacionais, entre os anos de 2011 a 2016, estimular outros trabalhos na área a fim de gerar uma visão sistêmica do tema, além de definir tendências de pesquisa.
De acordo com Sveiby (1998), a palavra conhecimento possui vários significados dependendo do contexto em que é empregada e está associada à ação. O conhecimento envolve informação, e as empresa efetivando sua competitividade, valorizam a informação como insumo estratégico, o que leva a necessidade de ser gerenciado (SCHREIBER et al.,2000). Gestão do Conhecimento refere-se à geração, codificação e transferência do conhecimento (DAVENPORT; PRUSAK,1998). Assim, é fundamental criar arcabouços que produzam e retenham o conhecimento e que conduzam o seu gerenciamento como mecanismo estratégico.
A pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa. Trata-se de uma investigação bibliométrica. O delineamento da pesquisa embasou-se na Lei de Lotka que supõe que a produtividade dos autores deve ser aferida e Lei de Bradford que mensura a produtividade do núcleo e as áreas de dispersão de um tema. Para atingir o objetivo do estudo analisou-se bases de dados nacionais: ANPAD; CAPES, SCIELO; SPELL; SEMEAD e SINGEP. Foram analisados 265 artigos. Inicialmente aplicou-se a estatística descritiva, a posteriori analisou-se a produtividade via Lei de Lotka e Bradford.
Apurou-se a comprovação da aplicação da Lei de Lotka, os resultados apontam que o tema Gestão do Conhecimento tem sido debatido sobre diversos aspectos e mostra-se crescente. Um amplo número dos trabalhos foi elaborado por mais de um autor (233), o total de autores (533) extrapola o total de artigos publicados (265). Constatou-se que 85% dos autores publicaram um único artigo, suplantando o índice da Lei de Lotka (cerca de 60%). A análise de Bradford constatou uma não conformidade, as proporções da pesquisa foram 1:2:3, não se harmonizando com a série proposta por Bradford 1:n:n2.
O estudo expõe limitações que devem ser esclarecidas. Os critérios indicados para a análise dos periódicos podem ter negligenciado algum artigo sobre o tema. Destaca-se dificuldade de análises em função da complexidade de comparação das variáveis. Salienta-se que para listar os artigos em determinadas classes, utilizou-se de subjetividade. Supõe-se que este artigo tenha contribuído com os estudos sobre Gestão do Conhecimento ao destacar atributos das pesquisas sobre a temática nos últimos anos, ensejando uma visão sistêmica e determinando factível tendência de pesquisas a respeito do tema.
DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Trad. The knowledge-creating company. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. SCHREIBER, G. et al. Knowledge Engineering and Management: the commonKADS Methodology. The MIT Press, Cambridge, Massachusetts, England, 2000. SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações. Trad. Luiz E. T. F. Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1998.