Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DESEMPENHO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Planejamento estratégico
Desempenho
Relação

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - ALEXANDRE RODRIGUES SANTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Diretoria Administrativa
2 - Daniel Felipe Victor Martins
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas
3 - Flávia Lorenne Sampaio Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - campus Floriano
4 - Heber Jose de Moura
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
5 - ELIZABETH ALENCAR DE MOURA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - ANGICAL DO PIAUI

Reumo

Face a complexidade e a instabilidade que pairam no ambiente, as organizações têm explorado o planejamento estratégico (PE) como uma ferramenta vital na prevenção problemas que possam comprometer o desempenho organizacional (PORTER, 2001). Assim, a atual conjuntura social e econômica vigente, em função do forte processo de globalização e intercâmbio, tem provocado profundas transformações na educação superior mundial (MARGINSON & HAZELKORN, 2014).
Nesse ínterim, a presente pesquisa vem a contribuir nessa discussão, amparada pelo objetivo geral de investigar a relação entre o planejamento estratégico e o desempenho dessas organizações, no contexto Brasileiro, em especial, na região Nordeste. Assim, de forma especifica tem-se: elencar os objetivos estratégicos das IFES do Nordeste; relacionar os objetivos estratégicos estabelecidos com os resultados da gestão concernentes ao período de 2005 a 2014.
O planejar passa a ser uma ação de caráter estratégico para as instituições públicas, por exemplo, fortemente adotadas pelas IFES. Nesse sentido, Raluca (2012) defende que o Planejamento Estratégico (PE) deve fomentar a atenção por parte da administração de uma IES, devido ao seu alto grau de importância. De acordo com Zhang (2014) para o PE cumprir seu papel orientador, é fundamental o estabelecimento de metas claras para viabilizar a sua implementação e avaliação.
Utilizou-se fundamentalmente da abordagem quantitativa, no sentido de observar, registrar, analisar e correlacionar fatos ou fenômenos sem manipulá-los (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007). Tem-se como universo de estudo todas as Universidades Federais do Nordeste, que correspondem a uma população de dezoito IFES, representando 57% das Universidades Federais e, 16,21% das Universidades Públicas de Ensino Superior do Brasil.
A análise documental revelou algumas ações e/ou objetivos comuns. Nesse sentido, buscou-se compilar essas ações, a fim de melhor compreender os objetivos e metas estratégicas estabelecidas pelas IFES do estudo, a fim de responder ao objetivo desse trabalho, que investiga se o desempenho alcançado está alinhado aos objetivos estratégicos estabelecidos.
Fica visível a relevância do planejamento para orientar e guiar as ações com vistas ao alcance das metas e objetivos institucionais, ou seja, para o desenvolvimento e crescimento da organização em função do permanente processo de melhoria proporcionado pelo planejamento.
RALUCA, D. A., ALECSANDRU, S. V., Strategic planning ate the level of higher education institution ‘quantitative elements used in early stages of process. 8th international strategic management conference. Procedia - Social and Behavioral Sciences 58 (2012) 66 – 72. DOI: 10.1016/j.sbspro.2012.09.972. VIEIRA, E. F., VIEIRA, M. M. F. Estrutura organizacional e gestão do desempenho nas universidades federais brasileiras. RAP. Rio de Janeiro 37 (4): 899-920 Jul./Ago. 2003.