Resumo

Título do Artigo

O Balanço Socioambiental na Teoria da Divulgação sob a Percepção dos Stakeholderes.
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Palavras Chave

Stakeholders
Divulgação Socioambiental
Disclosure Teory

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - Iluska Lobo Braga
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - NUCSA - NUCLEO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADA
2 - Roberto Pinto de Araujo
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA (UVA) - Barra da Tijuca
3 - Tara Keshar Nanda Badya
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Escola de Administração
4 - Maria Cristina Fogliatti de Sinay
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - programa de posgraduacao em administracao
5 - Gleimiria Batista da Costa
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Núcleo de Ciências Sociais Aplicada/ NUCSA DCC

Reumo

O Balanço Socioambiental é um instrumento de divulgação das organizações para publicitar as ações que estão realizando em sua gestão socioambiental. Esse tipo de divulgação entra em evidência na perspectiva contemporânea dos relatórios de sustentabilidades, pois visam informar sobre as questões financeiras, sociais e ambientais das empresas considerando o contexto de responsabilidade social corporativa que o mercado e a sociedade atualmente exigem. A divulgação por parte das organizações tem motivações diversas, mas todas visam como o usuário dessa informação o stakeholders.
Esse estudo inicia do questionamento sobre a percepção do stakeholderes sobre a divulgação que as empresas estão praticando. Para tanto, buscou na Teoria da Divulgação na perspectiva desse usuário como que esse instrumento poderia trazer elementos significativos. Contudo os estudos sobre a Divulgação, baseada na teoria contábil, não traduzia de forma direta a perspectiva dos stakeholderes. Dessa forma, o objetivo deste estudo é agrupar e qualificar diversos aspectos do Balanço Socioambiental nas diferentes categorias da Teoria da Divulgação na percepção dos Stakeholderes.
O Balanço Socioambiental é um instrumento de divulgação das organizações que tem como objetivo divulgar de forma transparente as ações relacionadas a gestão socioambiental. Esse instrumento de cunho contábil traz informações quantitativas e qualitativas sobre as ações praticadas. Por ser um instrumento de divulgação pode ser uma das ferramentas para mensurar as categorias propostas na Teoria da Divulgação.
Esta pesquisa é de natureza aplicada, exploratória e quantitativa que emprega a técnica de análise fatorial. Foi realizada uma pesquisa de campo onde através de um questionário estruturado foram apresentadas 11 assertivas a um conjunto de respondentes (stakeholders de uma empresa do tipo S.A localizada em Porto Velho, Rondônia) que deviam apontar seu grau de concordância numa escala Likert de 1 a 5.O universo da pesquisa estava constituído por 396 stakeholders de uma mesma empresa. Ao todo obtiveram-se 361 respostas válidas. a pesquisa de campo ocorreu no período de 25/08/2015 à 08/09/2015.
Os resultados da aplicação da análise fatorial com o método de extração análise de componentes principais apresenta um novo reagrupamento da configuração proposta por Verrecchia em sua taxonomia. Analisando o reagrupamento após análise fatorial poder-se-ia renomear as dimensões inicialmente propostas por Verrecchia em Imagem; e Transparência. Essa composição nos conduz a rever essas variáveis sob a perspectiva da Teoria da Legitimidade e o Sistema de Governança Corporativa.
Os elementos da dimensão Divulgação baseada em associação podem ser correlacionados com estudos sobre a Teoria da Legitimidade principalmente no que tange a perspectiva da imagem das organizações. Já, as Dimensões baseadas em discricionariedade e/ou julgamento e eficiência podem ser relacionadas com valores que estão presentes nos conceitos de governança apontados para o exercício das boas práticas de governança nas empresas, adotando como valores: transparência (Disclosure), prestação de contas (Accountability), equidade (Fairness) e conformidade (Compliance) em uma organização.
BEUREN,Ilse; SÖTHE, Ari. A teoria da legitimidade e o custo político nas evidenciações contábeis dos governos estaduais da região sudeste do Brasil.Revista de Contabilidade e Organizações, v. 3, n. 5, p. 98-120, jan./abr. 2009. GUADAGNOLI, E., VELICER, W. Relation of sample size to the stability of component patterns. Phychology Bulletin. 103 (2), 265-275. 1988. TINOCO, J. E. P. Balanço social e o relatório da sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2010. 261 p. ISBN 978-85-224-6036-6. VERRECCHIA, Robert E. Essays on Disclosure. Journal of Accounting and Economics 32, 2001. p. 97-180.