Resumo

Título do Artigo

Caminhos do Alto Vale: Uma nova região Turística. E agora?

Palavras Chave

Posicionamento
Empreendedorismo
Caso para ensino

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Erick William Pereira
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu/SC
2 - Jailson Lana
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BIGUAÇU

Reumo

Este caso para ensino é uma história verídica, com depoimentos de uma assessora de um colegiado de turismo e uma empresária, e apresenta informações sobre a história de criação de uma nova região turística catarinense - Caminhos do Alto Vale - e os desafios futuros para os empreendedores locais que fazem parte dela. O objetivo deste caso é levar os usuários a refletir sobre práticas empreendedoras, estratégias publicitárias e posicionamento, desenvolvendo a síntese de ideias a respeito de como os empreendedores locais devem se preparar pra receber turistas nessa nova região.
Este caso dedica-se a alunos de graduação e MBA's com disciplinas relacionadas a gestão empresarial, planejamento e estratégia em cursos de graduação em Administração e Turismo. Também pode ser utilizado por profissionais atuantes na área do turismo, principalmente aqueles que estão focados em criação de novos destinos turísticos em regiões que carecem de trabalhos para formalização de produtos turísticos visando impulsionar atividades turísticas. O caso deverá ser estudado individualmente pelos usuários e em seguida realizar debate em pequenos grupos ou plenária.
Neste caso verídico a coleta de dados primários e secundários foram realizadas em duas etapas. A coleta de dados primária foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com um roteiro dividido em três etapas: antecedentes do Projeto Caminhos do Alto Vale, rompimento com o Vale Europeu e Desafios futuros. As entrevistas foram realizadas com duas profissionais que participaram e conviveram com o processo de formalização da região turística. Os dados secundários apresentados no caso foram coletados em websites relacionados à região turística e ao Caminhos do Alto Vale.
Relacionadas a gestão empresarial, planejamento e estratégia em cursos de graduação em Administração e Turismo. Deverá focar na ideia do aluno desenvolver sua análise crítica sobre a criação de uma nova região turística e seus desafios futuros, desenvolvendo a síntese de ideias a respeito de como os empreendedores locais devem se preparar pra receber turistas nessa nova região, levando em conta teorias com foco no empreendedorismo, posicionamento e gestão de mídias. Este conhecimento está baseado na tomada de decisão e planejamento do negócio em si.
COSTA, A. M.; BARROS, D. F.; CARVALHO, J. L. F. A Dimensão Histórica dos Discursos acerca do Empreendedor e do Empreendedorismo. RAC, 
Curitiba, v. 15, n. 2, art. 1, p. 179-197, Mar./Abr. 2011 DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. 2ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. FERREIRA, Ademir Antônio; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Cengage Learning, 2011.