Resumo

Título do Artigo

QUATRO MARIAS E UM JOÃO: um caminho para o sucesso

Palavras Chave

Empreendedorismo
Gestão de Pessoas
Expansão da Marca

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Kamila Uberto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí
2 - jones braghirolli menna barreto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - itajai

Reumo

Fundado em 2007, o Centro Educacional Menna Barreto teve início as suas atividades escolares na cidade de São José dos Pinhais (PR). João, idealizador do projeto, atuava na época em gestão pública, na qual encontrava uma grande dificuldade de elencar profissionais com formação técnica qualificada na área da saúde. Resultado do árduo desenvolvimento do negócio e necessidade de expansão, decidiu-se pela contratação de gestoras, cada uma responsável por uma unidade, as quais são chamadas de “as quatro Marias”. Como dilema principal, qual a melhor tomada de decisão para o futuro do CEMB?
a) Destacar a importância do perfil empreendedor frente ao crescimento no mercado atual; b) Refletir sobre a problemática da gestão e seus líderes e suas implicações; c) Refletir sobre o empreendedorismo do gestor quanto ao desenvolvimento da organização; d) Apresentar a solução estratégica na tomada de decisão frente ao conflito de gestão de líderes; e) Apresentar técnicas para se manter na frente ante aos concorrentes; f) Discutir sobre o crescimento da instituição relacionada ao fortalecimento da marca e técnicas para captação de novos clientes.
O caso foi inteiramente apresentado pelo proprietário e fundador do Centro Educacional Menna Barreto - CEMB, Jones Braghirolli Menna Barreto, em abril de 2017. Além da fonte de dados primários, foram pesquisados dados secundários nos sites do SENAC do Paraná (www.pr.senac.br) e PRONATEC (www.portal.mec.gov.br/pronatec).
Sugere-se que os alunos sejam separados em grupos de cinco integrantes e que inicialmente, cada membro da equipe assuma o perfil de cada uma das Marias e o perfil do João. Caso o grupo esteja em menor ou maior quantidade não irá interferir na dinâmica. Posteriormente, o professor poderá propor as questões para discussão e o direcionamento do tema da disciplina a ser trabalhado. Após serem feitas as análises pelos grupos, os mesmos poderão apresentar suas conclusões representadas pela visão de cada personagem.
BLANKSON, Charles. KALAFATIS, Stavros. Toward a composite strategic positioning model. In: Academy of Marketing Science Tenth Biennial World Marketing Congress Conference, 2001, Cardiff. SHEPHERD, DEAN A. Empreendedorismo. São Paulo: AMGH, 2014. LENZI, F.C.; SANTOS, S. A.; CASADO, T.; RODRIGUES, L. C. Talentos inovadores na empresa: como identificar e desenvolver empreendedores corporativos. Curitiba: Ibpex, 2011. STERNTHAL, B.; TYBOUT. Posicionamento de marca. São Paulo: Futura, 2001.