Resumo

Título do Artigo

Inovação social e cooperação interorganizacional: uma revisão sistemática
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação social
Cooperação
Revisão sistemática

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Rodrigo Luiz Morais-da-Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba
2 - Andréa Paula Segatto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Indira Gandhi Bezerra de Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba

Reumo

A inovação social é um conceito relativamente novo nos estudos de administração, com um número maior de publicações a partir do ano 2000. Embora tal contemporaneidade, o conceito foi formulado para designar uma série de ações que estavam sendo tomadas no campo prático com a intenção de extinguir ou ao menos minimizar os problemas da sociedade. Um dos principais alvos dos projetos de inovação social são os problemas relacionados à pobreza, que por sua vez são encontrados com maior intensidade nos países em desenvolvimento.
Devido à complexidade dos problemas sociais, pode-se perceber a necessidade de combinação de diferentes recursos e competências advindos de diversos atores nos projetos de inovação social. Embora um campo profícuo, ainda não há um panorama desenvolvido de forma sistemática para que esse campo seja entendido e novas contribuições possam ser desenhadas. A partir dessa problemática, o presente estudo tem o objetivo de analisar a interseção das áreas de pesquisa em inovação social e cooperação interorganizacional, incluindo o desenvolvimento do campo e oportunidades para pesquisas futuras.
A inovação social pode ser definida a partir de uma série de perspectivas, dependendo do enfoque estudado. Nesse estudo, o conceito adotado foi o de Mulgan (2006, p. 166, tradução nossa), que o define como “atividades e serviços inovadores que são motivadas pela meta de atender a uma necessidade social e que são predominantemente difundidos por meio de organizações cujos objetivos principais são sociais”.
Para apresentar um quadro capaz de auxiliar pesquisadores do campo a compreender melhor o conhecimento produzido na interseção das áreas de inovação social e cooperação interorganizacional e, a partir disso, sugerir novas oportunidades de pesquisa, foi realizada uma revisão sistemática da literatura. Os artigos foram identificados a partir de buscas nas principais bases de pesquisa da área de administração a nível internacional. Com isso, 17 estudos foram identificados e analisados a partir da aplicação de técnicas de análise integrativa.
A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, citados na seção de metodologia, 17 artigos foram analisados e agrupados por proximidade de enfoques investigados. Com isso, os estudos foram alocados em quatro categorias: aspectos estratégicos, gestão, atores específicos e associação teórica. Tais títulos buscam retratar o grupo de artigos que o constituem, chamando atenção para o enfoque investigado nas publicações. Além desse conhecimento sobre o que já foi publicado na área, o estudo apresenta uma série de sugestões para pesquisas futuras.
Ao identificar as quatro áreas de pesquisa sobre inovação social e cooperação, bem como expor uma síntese das principais contribuições dos estudos que formam esses grupos, a presente investigação contribui com a literatura da área ao revelar um panorama sobre aquilo que a academia já buscou compreender no campo. No entanto, ao propor algumas possibilidades de enfoques para pesquisas futuras, o presente estudo pode servir como amparo aos pesquisadores interessados em descortinar o modo como as cooperações interorganizacionais atuam no processo de desenvolvimento da inovação social.
INOVAÇÃO SOCAL: Van der Have e Rubalcaba (2016), Phillips et al. (2015), Estensoro (2015), Barki et al. (2015), Cajaiba-Santana (2014), Bhatt e Altinay (2013), Mulgan (2006). COOPERAÇÃO INTERORGANIZACIONAL: Das e Teng (2002), Gulati (1995), Anand e Khanna (2000), Fischer (2005), Selsky e Parker (2005, 2010). INOVAÇÃO SOCIAL E COOPERAÇÃO: Harrisson, Chaari e Comeau-Vallee (2012), Le Ber e Branzei (2010a, b), Sandeep e Ravinshankar (2015).