Resumo

Título do Artigo

Barreiras para implantar o just in time em pequenos supermercados
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Just In time
Pequenos supermercados
Barreiras

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Karla Vaz Siqueira Cañete
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - Fatec Baixada Santista
2 - Hamilton Pozo
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - Fatec RL

Reumo

O objetivo da pesquisa é avaliar quais as barreiras enfrentadas pelos pequenos supermercados na cidade de Santos/SP, para a implantação do modelo just in time (JIT). O método empregado foi de natureza exploratória de caráter quali-quantitativo, com a utilização de questões de múltipla escolha fundamentadas na escala tipo Likert, agregada e com questões abertas na avaliação do modelo. Os resultados serão analisados com técnicas estatísticas. A pesquisa se baseou em uma amostra de 25 respondentes que foram validadas e compostas por proprietários e/ou responsáveis pela gestão da empresa na implan
A relevância na escolha do tema para abordagem neste trabalho está no fato de o JIT ser uma filosofia muito utilizada na área de produção, mas ainda pouco referenciada no varejo. Além disso, estudar os micro e pequenos supermercados foi uma escolha ao perceber que a contribuição acadêmica seria de grande valia quando se verifica que as micro e pequenas empresas representam 98% das organizações no Brasil, isto significa dizer que parte representativa da população está envolvida direta e indiretamente com estes pequenos negócios, seja como funcionário, fornecedor ou consumidor
A ideia da responsabilidade social corporativa já era conhecida desde 1800 nos Estados Unidos em forma de filantropia e doações corporativas, porém o conceito atual foi desenvolvido somente durante a década de 70 com a noção de que as corporações têm responsabilidades além de suas obrigações legais. Como mostra os estudos de Lashley (2004), a hospitalidade não consiste apenas em receber o outro visto que o ato de hospedar e ser hospitaleiro são muito mais complexos que simplesmente receber o visitante; consiste na união, ou melhor, na aproximação de culturas, costumes e pessoas diferentes, sen
Foi desenvolvida uma pesquisa de campo em 16 empresas localizadas na Baixada Santista, pesquisa esta quantitativa que teve como objetivo avaliar e identificar o papel que cada empresa no mercado no qual está inserida, conforme aspectos de responsabilidade social e hospitalidade. Ë uma pesquisa descritiva exploratória que é extremamente variável, segundo as necessidades. A amostra desta pesquisa é intencional e os critérios levantados para obtenção da intencionalidade da amostra foram empresas que utilizam os critérios que envolvem a problemática da pesquisa. O objetivo da pesquisa é avaliar qu
Existem barreiras comportamentais e operacionais especialmente no que tange ao relacionamento com os fornecedores, pois existem queixas dos lojistas em relação à diferença de tratamento entre os micro e pequenos supermercados e às grandes redes varejistas. Há também dificuldade no estudo das barreiras de incentivo quando os empresários relatam que não consideram que seus fornecedores demonstrem preocupação com os impactos que suas ações causam ao supermercado.
O resultado da análise do Alpha de Cronbach, que mede a confiabilidade do tipo de consistência da escala e avalia a correlação dos itens de um instrumento de pesquisa, apresentou alto grau de confiança, com índice de 0,798, o que é um indicativo de que os resultados da pesquisa revelam robustez e poderão ser estendidos a outros trabalhos que tenham relação com as barreiras para a implantação do modelo JIT em pequenos supermercados.
ABAD - Associação Brasileira De Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados. Agentes de distribuição crescem 4,4% em 2013 e faturam R$ 197,3 bi . São Paulo, SP. 2013. BOWERSOX, D. J.; COOPER, M. B., CLOSS, D. J. Gestão logística de cadeias de suprimentos. São Paulo: Bookman. 2006. KATUNZI, T. M. Obstacles to Process Integration along the Supply Chain: Manufacturing Firms Perspective. International Journal of Business and Management, v. 6, n. 5, p. 105-113. 2011. PIGATTO, G.; SANTINI, G. A.; SOUZA, J. F. Relacionamento Comercial em Canais de Distribuição... 2011.