Resumo

Título do Artigo

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ensino superior no Brasil
Satisfação dos alunos com ensino superior
curso Administração e Ciências Contábeis.

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Bárbara Ádria Oliveira Farias Fernandes
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) - Alcindo Cacela
2 - Jurandy Moreira Maciel Aires da Silva
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) - Alcindo Cacela. PPADM
3 - NIRVIA RAVENA
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) - Belém-PA
4 - CYNTIA MEIRELES MARTINS
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA) - BELÉM/PA
5 - sérgio castro gomes
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) - Programa de Pós_Graduação em Administração

Reumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) para sobreviverem na arena da competição dependem da qualidade dos serviços que disponibilizam para os seus alunos, para Vieira, Milach e Huppes (2008), essas IES sejam públicas ou privadas devem oferecer serviços em conformidade com as demandas do mercado. Por uma perspectiva histórica, pode-se dizer que as IES ficaram por muito tempo numa zona de conforto, devido à pequena oferta destas no Brasil e, consequentemente, baixa competitividade no ambiente educacional (VALE; OLIVEIRA; SOUZA, 2016).
O contexto anterior induz ao seguinte questionamento: Quais são os elementos constitutivos das representações discursivas dos alunos dos cursos de administração e ciências contábeis da Universidade Federal do Pará acerca da satisfação com o ensino superior? O objetivo deste estudo é, portanto, mapear os elementos constitutivos das representações discursivas dos alunos dos cursos de administração e ciências contábeis da Universidade Federal do Pará acerca da satisfação com o ensino superior.
No Brasil o ensino superior vem se expandindo, segundo dados do censo da educação superior, entre 1991 e 2011 o número de instituições aumentou 164,8%, o número de cursos, considerando presenciais e à distância, 519,8% e o número de alunos matriculados, 330,6%. As Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras estão submetidas a uma série de prerrogativas legais, como as normativas de regulação e avaliação realizadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). (SCHWAAB, CERETTA, 2016)
A maior universidade pública da Amazônia possui mais de 40 mil estudantes só na graduação. Visando atingir o objetivo propostos no presente artigo, e em decorrência da natureza do problema de pesquisa, optou-se por realizar um estudo descritivo, a partir de uma abordagem quantitativa. A coleta de dados foi direcionada aos concluintes dos cursos de administração e ciências contábeis, o que totalizou 267 alunos, a pesquisa ocorreu no mês de junho de 2017. Utilizou-se a análise fatorial com o objetivo de identificar as associações entre as 13 variáveis observáveis.
Os alunos de ambos os cursos estão na faixa etária de 20 a 24 anos. Com relação ao sexo percebe-se que a maioria dos alunos de administração são do sexo masculino (59,57%), já os alunos de ciências contábeis a maioria é do sexo feminino (52,31%). A partir da média geral das respostas pode-se observar que os alunos de ciências contábeis possuem uma satisfação maior com seu curso quando comparado aos alunos do curso de administração.
Diante disso, verifica-se que há necessidade da IES e principalmente dos gestores do curso de administração desenvolverem ações com o intuito de aprimorar o método de ensino e principalmente a qualidade do ensino que é ofertado aos alunos, para melhorar sua avaliação, tendo em vista que essas variareis tiverem um resultado inferior quando comparado com as do curso de ciências contábeis. Destaca-se como limitação dessa pesquisa o fato de ter se restringido a uma única IES e apenas dois cursos
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução do Conselho Nacional de Ensino, CNE n.º 4. Instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Administração. Brasília – DF, 2005. HAIR, J.F. Análise multivariadas de dados. Tradução de Adonai Schlup Sant’Anna. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 688p. SCHWAAB, K. S; CERETTA, S.P. Análise Comparativa nos Aspectos Avaliativos do Sinaes: Unipampa versus outras Universidades Federais. In: SEMEAD - SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO, XIX, São Paulo, 2016. Anais... São Paulo: SEMEAD, 2016.