Resumo

Título do Artigo

VALORES RELATIVOS AO TRABALHO: OS NORTEADORES DA ATUAÇÃO DE MEMBROS DE EMPREENDIMENTOS SOCIAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

valores relativos ao trabalho
empreendedorismo social
missão social

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Letícia Lengler
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA UFSM
2 - Vívian Flores Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Centro de Ciências Sociais e Humanas
3 - Taís de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Administração
4 - Lisiane Pellini Faller
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
5 - GABRIELLE LOUREIRO DE ÁVILA COSTA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Administração - ufsm

Reumo

O empreendedorismo social tem emergido e impulsionado uma nova ótica de desenvolvimento (CRUZ, 2013), pautada na inovação, em vez da mera réplica de empreendimentos ou práticas existentes, e, principalmente, na criação de valor social, ao invés de riqueza pessoal e dos acionistas (AUSTIN, STEVENSON; WEI-SKILLERN, 2006). Neste campo, um dos focos de discussão refere-se as características distintas dos indivíduos que participam dessas iniciativas socialmente dirigidas (KROPP, YITSHAKI; SNYDER, 2017).
Como os valores relativos ao trabalho contribuem com a atuação dos membros de empreendimentos sociais? ” Para tanto, o presente estudo tem como objetivo analisar os valores relativos ao trabalho que norteiam a atuação de membros de empreendimentos sociais.
Os valores do trabalho são definidos por Porto e Tamayo (2003) como princípios ou crenças sobre metas ou recompensas desejáveis, as quais os indivíduos buscam por meio do trabalho e que norteiam o seu comportamento, as suas avaliações sobre os resultados e a escolha de alternativas de trabalho. Ao se considerar o que motiva os empreendedores sociais, percebe-se que o comportamento dos indivíduos pode sofrer influência do individualismo e do coletivismo, elencado nas variáveis das dimensões culturais de Hofstede (1991).
Participaram da pesquisa 24 membros de cinco diferentes empreendimentos sociais integrantes de uma incubadora social, implantada por uma instituição federal de ensino superior, situada no sul do Brasil. Para a coleta dos dados elaborou-se um roteiro de entrevista, a partir de teorias sobre o tema da pesquisa, principalmente o estudo de Porto e Pilati (2010), o qual apresenta a EVT-R.Os aspectos contemplados na literatura de referência foram integralizados em questões abertas, permitindo aos entrevistados manifestarem sua percepção de modo amplo e detalhado.
De maneira geral, os resultados obtidos neste estudo sugerem que as prioridades axiológicas dos membros dos empreendimentos sociais em relação ao trabalho compreendem, em sua maioria, os interesses coletivos. Os membros dos empreendimentos sociais investigados relataram priorizar os valores relacionados ao Desafio (22 entrevistados), associado aos interesses individuais, ao Compromisso (17 entrevistados) e ao Bem-estar dos outros (16 entrevistados), relacionados aos interesses coletivos.
Acredita-se que este estudo tenha contribuído para ampliar as considerações acerca dos valores relativos ao trabalho e do empreendedorismo social, a partir da análise da perspectiva de indivíduos pertencentes a organizações sociais, os quais atuam em um cenário com características distintas das organizações tradicionais. Como destacam Di Domenico, Tracey e Haugh (2010), o foco de atuação dos empreendedores sociais centra-se na criação de valor social, buscando satisfazer necessidades não satisfeitas de comunidades e ambientes pobres em recursos.
AUSTIN, J.; STEVENSON, H.; WEI-SKILLERN, J. Social and Commercial Entrepreneurship: Same, Different, or Both? Entrepreneurship Theory and Practice, v. 30, n. 1, p. 1-22, 2006. HOFSTEDE, G. Cultures and organizations: software of the mind – Intercultural cooperation and its importance for survival. London: McGraw-Hill, 1991. PORTO, J. B.; PILATI, R. Escala revisada de valores relativos ao trabalho-EVT-R. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 23, n. 1, p. 73-82, 2010.