Resumo

Título do Artigo

IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO SOCIAL EM EMPREENDIMENTOS SOCIAIS INCUBADOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação Social
Empreendedorismo Social
Incubadora Social

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Jéssica Moliterno Genu
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - Luiz Claudio Ribeiro Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada
3 - Carla Regina Pasa Gómez
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - luisa cherem de araujo pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - recife

Reumo

O crescente interesse acerca do fenômeno do empreendedorismo social justifica-se pelas melhorias sociais e ambientais que esse agente propicia. Muitos desses empreendedores sociais fazem uso da inovação social de modo a gerar impacto social positivo e novas soluções as demandas sociais vigentes.
Apesar da relevância atribuída a esses empreendimentos os mesmos enfrentam dificuldades ao se desenvolver principalmente quando estão em estágio inicial de maturação. Este trabalho aborda a temática da inovação social como processo e tem como objetivo identificar suas peculiaridades em empreendimentos sociais incubados, destacando como tais negócios em estágio inicial de desenvolvimento apresentam aderência ao conceito de inovação social adotado.
O artigo busca, primeiramente, entender características da IS e a definição de Correia (2015) adotada para pesquisa. No segundo momento apresentam-se as principais diferenças entre os empreendedores sociais e tradicionais, para adentrar na natureza e atributos do empreendedorismo social. Posteriormente, aborda-se a importância das incubadoras no desenvolvimento dos empreendimentos. Na terceira seção, aplica-se o método de pesquisa e na quarta apresentam-se os resultados. Finalmente, na quinta seção são expostas as conclusões acerca do artigo, e posteriormente as referencias utilizadas.
Desta forma, o artigo compreende uma pesquisa qualitativa de análise organizacional entre 5 empreendimentos. Foram selecionadas como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas e da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Considera-se a relevância do estudo, por partir do interesse em analisar os aspectos da inovação social apresentados na literatura a partir do contexto de empreendimentos sociais em processo de incubação, dado que, a dinâmica de inovar socialmente exerce um papel fundamental na proposição de benefícios sociais e ambientais.
Desta maneira, a compreensão do fenômeno é considerada valorosa, ao passo que não apenas os resultados gerados são considerados, mas também o aspecto de transformação social e envolvimento de atores. Os resultados apontaram que dos empreendimentos sociais entrevistados em profundidade, apenas 1 foi identificado como continente de inovação social.
Concluiu-se desta forma, que a inovação social não é condição sine qua non (indispensável) ou sui generis (único) para que um empreendimento social se mantenha atuante.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. CORREIA, S. E. N. O papel do ator organizacional na inovação social. Tese de doutorado (Universidade Federal de Pernambuco), Recife, 2015.