Programação
Encontros Academia & Negócios 1 | Dia: 10/11/2016 | Horário: 10:00 - 11:30
137
Encontros Academia & Negócios 1
Sala: E - 7 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 10:00 - 11:30
Academia: Elaboração de Artigos: Encapsulando sua Pesquisa
Panelista: João Mauricio Gama Boaventura - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA
Para um pesquisador, não basta realizar uma boa pesquisa se a mesma, posteriormente não for aprovada para publicação. Essa oficina tem como objetivo propor dicas ao pesquisador sobre como ele pode melhor organizar as informações que dispõe de sua pesquisa para elaborar seu manuscrito de pesquisa final antes da submissão para um periódico. Neste sentido, são discutidos como os elementos do texto devem estar dispostos, seu conteúdo e a harmonia entre estes. Além disto, alguns cuidados particulares sobre a submissão de cada periódico são abordados.
138
Encontros Academia & Negócios 1
Sala: E - 9 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 10:00 - 11:30
Academia: Planejamento e Execução de Entrevistas
Panelista: Silvia Pereira de Castro Casa Nova - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade
Entrevistas são uma das principais fontes de evidências em pesquisas. É importante, portanto, que elas sejam planejadas, conduzidas e analisadas de maneira adequada para que as evidências coletadas possam responder aos objetivos de pesquisa. Diante disso, a proposta desse workshop é propor aos participantes um guia prático com sugestões sobre como se preparar, conduzir e analisar entrevistas de forma a garantir evidências que sejam relevantes para o processo de pesquisa. Pretende-se adotar um enfoque extremamente prático, construído a partir de exemplos reais, exercícios e discussão. A participação ativa é elemento essencial para a construção de uma oficina que seja produtiva e proveitosa.
139
Encontros Academia & Negócios 1
Sala: G - 11 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 10:00 - 11:30
Academia: Professor da Educação Superior – o desafio do ensino comprometido com a aprendizagem
Panelista: Manolita Correia Lima - ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM)
No contexto da sociedade intensiva em conhecimento, os espaços de aprendizagem se diversificam em formatos cada vez mais próximos de redes de interesse, aprende-se o tempo todo e em qualquer lugar. Nesse contexto, questiona-se o sentido de se trabalhar a ciência enquanto produto congelado em verdadeiras “grades curriculares”, na crença de que ainda faz sentido se transferir estoques de conhecimento e avaliar a capacidade de memorização dos “alunos”. Em grande parte, o resultado disso é um crescente índice de desinteresse, retenção e abandono dos cursos superiores. Vamos fortalecer a corrente disposta a reverter esse quadro?
140
Encontros Academia & Negócios 1
Sala: G - 5 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 10:00 - 11:30
Academia: Fundamentos para o Uso do UCINet em Análise de Redes
Debatedor: Andrea Giovani Lanfranchi - UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)
Panelista: Renato Telles - UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)
Panelista: Fabio Teixeira Arten
Workshop orientado para apresentação e discussão introdutória da Análise Formal de Redes (Social Network Analysis (SNA)) por meio da ferramenta UCINet, focalizando perspectivas e potencialidades da abordagem estrutural de redes como estratégia robusta e consistente no avanço da compreensão do comportamento, da dinâmica, das capacidades, do resultado e da evolução de redes.
141
Encontros Academia & Negócios 1
Sala: G - 9 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 10:00 - 11:30
Academia: Uso científico da Base de Dados Economatica
Panelista: Joelson Sampaio - CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP)
No workshop serão apresentadas as principais ferramentas de obtenção de dados para avaliação de ações e demonstrativos financeiros trimestrais, indicadores, cotações diárias das ações, proventos (dividendos, splits, etc) e nome e participação dos principais acionistas das empresas de capital aberto. Além disso, também serão apresentadas ferramentas para obtenção de base de dados para avaliação de fundos de investimento com base nas séries diárias de valor da cota, patrimônio liquido, captação e quantidade de cotistas.