Programação
Painéis Temáticos | Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00
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Painéis Temáticos
Sala: 109 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Gestão Socioambiental
Finanças Sustentáveis: Avanços e Desafios
Coordenação: Flavio Hourneaux Junior - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA
Panelista: Annelise Vendramini da Silva Caridade
O painel consistirá em uma apresentação dividida em dois momentos: primeiramente, uma síntese dos principais elementos e conceitos de finanças sustentáveis; e segundo, a apresentação de casos de aplicação de ferramentas de finanças sustentáveis. No decorrer das apresentações será estimulado um debate entre os participantes sobre as barreiras e dificuldades de implementação das ferramentas na área.
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Painéis Temáticos
Sala: 207 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Tecnologia da Informação
Big Data, Data Mining e Machine Learning: Criação de Valor para as Organizações
Coordenação: Gilberto Perez - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)
Panelista: David Dias - IBM
Panelista: Leandro Augusto da Silva - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Politécnica - EPUSP
Panelista: Anatalia Saraiva Martins Ramos - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
Cada um dos 3 painelistas apresentará a sua temática em 20 minutos. Os recursos necessários serão Microcomputador, Datashow e tela de projeção. Após as apresentações será aberto espaço de 30 minutos para discussão e perguntas acerca das temáticas abordadas. O painel será moderado pelo coordenador Gilberto Perez.
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Painéis Temáticos
Sala: A - 3 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Marketing e Gestão
Marketing de Causas Sociais
Coordenação: THELMA VALÉRIA ROCHA - ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM)
Coordenação: Guilherme de Farias Shiraishi - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA
Panelista: Susana Cristina Lima da Costa e Silva - Universidade Católica Portuguesa
Panelista: Edgard Barki
O marketing de causas sociais tem sido cada vez mais usado nalguns mercados como forma das empresas se associarem a causas, com benefício mútuo para si, para os seus clientes que passam também a doadores, e para as causas. A operacionalização das ferramentas propostas pelo marketing de causas sociais nem sempre é, porém, fácil. Mas os benefícios podem compensar e para além de se estenderem aos destinatários identificados, podem proporcionar ganhos em longo prazo. Os resultados da investigação em curso neste domínio indicam que, de fato, a intenção de compra de produtos associados ao marketing de causas sociais apresenta uma correlação positiva com o nível de identificação do consumidor e sua atitude em relação à causa social. Mais, estes resultados parecem ser mais evidentes em produtos associados à culpa pós-compra, como é o caso dos produtos especialmente caros ou considerados como tal. Estes resultados apresentam-se como um contributo muito importante para as empresas que, numa economia marcada pela proliferação de organizações de terceiro setor apoiando causas de natureza variada, pretendem fazer uso da associação a causas para acrescentar valor à sua proposta no mercado de que fazem parte.
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Painéis Temáticos
Sala: Congregação - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Estratégia em Organizações
Estudos e Ações da Estratégia nas interfaces público-privadas
Coordenação: Benny Kramer Costa - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)
Panelista: Sergio Giovanetti Lazzarini - INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (INSPER)
Acadêmicos de Estratégia têm demonstrado crescente interesse em examinar como ações empresariais podem criar e capturar valor social, em contextos onde as atividades enfocadas podem gerar importantes externalidades ou onde há elevado risco de probidade. As formas organizacionais adotadas podem variar desde a provisão de serviços via organizações públicas e estatais, passando por parcerias público-privadas e chegando até formas de gestão privada mas com maior orientação para projetos de impacto social. O painel visa discutir pesquisas realizadas nos últimos anos nessas três formas, propor um modelo para analisar a sua aplicabilidade em funções de diversos aspectos contextuais, e identificar possibilidades de avanço teórico e empírico nesse crescente campo de estudo.
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Painéis Temáticos
Sala: E - 10 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Gestão de Pessoas
A Institucionalização do papel e da identidade do profissional de Recursos Humanos no Brasil – História e Atualidade
Coordenação: Andre Luiz Fischer - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA
Coordenação: Wilson Aparecido Costa de Amorim - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA
Panelista: Márcio Ogliara - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA
Panelista: Fabiana Bittencourt Fevorini - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA
Panelista: Tatiana Sendin - editora da Revista Você RH - Editora Abril
O painel discutirá a história dos profissionais de Recursos Humanos a partir de suas trajetórias. Analisará os fatores institucionais que legitimaram papéis organizacionais para esses profissionais em diferentes épocas. Discutirá a identidade deste profissional e os agentes que atuam na sua formação, tais como, cursos de pós-graduação, a mídia especializada, os grupos informais e associações profissionais. Finalmente, o painel se deterá no papel do profissional de RH na atualidade, abordando os desafios contemporâneos e o conhecimento aplicado por ele nas organizações para superá-los.
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Painéis Temáticos
Sala: E - 2 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Empreendedorismo
O que há de novo no empreendedorismo de Startups?
Coordenação: VÂNIA MARIA JORGE NASSIF - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)
Panelista: Gilberto Sarfati
Panelista: Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)
Neste painel os especialistas debaterão sobre as tendências do empreendedorismo de Startup. Este foi um tema de pesquisa pioneiro da área de empreendedorismo que manteve sua relevância ao longo dos anos. No entanto, os conceitos e definições sobre o empreendedorismo de startup ainda são muito variados. Os especialistas irão apresentar as suas opiniões sobre como este conceito é visto nos dias de hoje, quais são as principais áreas de estudo a ele relacionadas e como eles acreditam que o tema se desenvolverá no futuro.
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Painéis Temáticos
Sala: G - 10 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Administração Pública
Perspectivas na Pesquisa em Administração Pública
Coordenação: Gabriela de Brelaz - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)
Panelista: Oswaldo Gonçalves Junior - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)
Panelista: João Luiz Passador - FEA-RP/USP
Panelista: José Carlos Vaz - EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo
O contexto atual brasileiro, com quebra de um ciclo político-institucional iniciado na redemocratização dos anos 1980, traz incertezas e novos desafios para a pesquisa em Administração Pública e campos relacionados. Questões como o desmonte de políticas públicas de proteção social, redução da atuação do Estado na promoção do desenvolvimento e novas formas de provimento de serviços públicos exigirão novas respostas dos pesquisadores e implicarão mudanças na agenda de pesquisa brasileira. O painel pretende refletir sobre as perspectivas que se oferecem aos pesquisadores nesse novo contexto.
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Painéis Temáticos
Sala: G - 3 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Estudos Organizacionais
As práticas e os estudos organizacionais
Coordenação: DARCY MITIKO MORI HANASHIRO - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)
Panelista: Josiane Silva de Oliveira - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)
Panelista: Luiz Alex Silva Saraiva - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)
Panelista: Ana Silvia Rocha Ipiranga - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)
O painel tem duração de 1h30m. Cada painelista fará uma apresentação de no máximo 20 minutos. Sob a moderação da Coordenadora da Área, segue-se um debate acerca dos principais desafios e potencial das pesquisas baseadas em práticas no campo dos Estudos Organizacionais. O público será convidado a se manifestar e trocar experiências com os apresentadores. O painel finaliza com uma agenda futura de estudos sobre práticas.
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Painéis Temáticos
Sala: G - 4 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Finanças
Private Equity Venture Capital - Práticas no Brasil
Coordenação: Rosana Tavares - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA
Panelista: Leonardo de Lima Ribeiro
Fundador e CEO da Private Equity Bay (www.pebay.com.br), serviço que provê informações e análises sobre o desempenho dos fundos e transações de private equity no Brasil. Possui quatorze anos de experiência em atividades de gestão, pesquisa e consultoria no mercado de private equity e venture capital. Como funddor e CEO da Ocroma Investimentos, concebeu e estruturou o primeiro fundo de fundos de private equity e venture capital do Brasil. Autor do livro Private Equity e Venture Capital no Brasil - 2006 (ed. Saraiva). Realizador da primeira revista anual totalmente dedicada a private equity e venture capital, publicada pelo jornal Valor Econômico para mais de 200 mil leitores. Participou, como consultor de estratégias para o mercado imobiliário e, posteriormente como sócio e investidor no desenvolvimento de projetos de incorporação. Possui experiência internacional, na Altran – empresa de consultoria em inovação, baseado em Paris, França. No campo social, participou da estruturação do “Vox Capital Impact Investing Fund l”, fundo de investimento de impacto social pioneiro, além do Fundo de Capital Solidário, destinado a cooperativas de trabalhadores. Mestre e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, com Especialização em Finanças Corporativas pela Toulouse Business School, e extensão do MBA na ESSEC de Paris. Administrador de carteiras credenciado pela CVM
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Painéis Temáticos
Sala: G - 5 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Operações
Sustentabilidade e Operações: Tendências de Pesquisa e Desenvolvimento nos próximos anos
Coordenação: Adriana Marotti de Mello - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA
Panelista: Renato José Orsato
Panelista: Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Panelista: Claudia Terezinha Kniess - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)
O objetivo do painel é discutir o estado da arte em pesquisa e quais questões fundamentais ainda carecem de maior desenvolvimento na área, como por exemplo: Impactos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Desenvolvimento de novos modelos de negócio voltados para sustentabilidade, Eficiência da Logística Reversa, Inclusão da sustentabilidade como um efetivo objetivo de desempenho na gestão de Operações e na Gestão de Cadeias de Suprimento; A questão das cadeias de suprimentos fechadas (como viabilizá-las), e como as novas tecnologias de manufatura (“smart manufacturing”) podem impactar na sustentabilidade das operações. Espera-se ao final desse painel, elencar possíveis trilhas de desenvolvimento de pesquisas na área, auxiliando pesquisadores em desenvolver projetos na área.
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Painéis Temáticos
Sala: G - 7 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Ensino e Pesquisa em Administração
Critérios de Avaliação e Qualidade da Produção Técnica - Os Mestrados Profissionais em Perspectiva
Coordenação: Emerson Antonio Maccari - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)
Panelista: César Augusto Biancolino - UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA)
A crescente representatividade dos mestrados profissionais no cenário acadêmico brasileiro - reflexo de uma tendência de crescimento sustentável em quantidade e qualidade dos cursos oferecidos em nosso país - tem exigido dos atores deste processo qualificação e foco de atuação muito bem definidos ao longo dos últimos anos. Dois fatores de análise no âmbito dos mestrados profissionais, no entanto, tem apresentado evoluções crescentes que resultam numa importância cada vez maior para o futuro destes programas: o desempenho junto ao processo de avaliação da Capes e a qualidade da produção técnica desenvolvida como resultado da inferência dos novos pesquisadores sobre a produtividade, qualidade, inovação e demais fatores de alavancagem dos setores econômicos abrangidos pelos mestrados profissionais. Com foco maior na área da administração, pretende-se neste painel apresentar e discutir não apenas as tendências relacionadas aos critérios de avaliação - das especificidades aos desafios da área junto aos seus mestrados profissionais como também a evolução das técnicas de produção técnica, em especial na elaboração dos relatos técnicos como fator de contribuição científica aplicada ao setor produtivo brasileiro.
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Painéis Temáticos
Sala: G - 9 - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Gestão da Inovação
Tendências e desafios na gestão de inovação
Coordenação: Guilherme Ary Plonski - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA
Panelista: Alberto Pfeifer - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - gacint
Panelista: Ivete Rodrigues - FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA)
Panelista: Geciane Silveira Porto - FEA-RP/USP
O objetivo do painel será discutir as principais tendências e desafios na área de gestão da inovação, apresentando temas que perpassam as diversas linhas da área. A ideia é que haja uma discussão aberta e troca de experiências entre o(a)s painelistas e o(a)s demais participantes. Os temas que serão alvo de discussão incluem, sem a eles se limitar, os seguintes:
- Inovação pós novo Marco Legal
- Inovando em tempos difíceis
- A dimensão internacional da Ciência, Tecnologia e Inovação
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Painéis Temáticos
Sala: Ruy Leme - Dia: 10/11/2016 | Horário: 13:30 - 15:00 - Área: Turismo e Hospitalidade
Contribuições da Hospitalidade em prol da competitividade em Turismo
Panelista: Mirian Rejowski - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM)
Os domínios e dimensões estudados em Hospitalidade, não se restringem aos estudos dos meios de hospedagem e do turismo, mas abrangem questões mais amplas como as de acolhimento, sociabilidade, solidariedade e ética junto ao “estranho”, ao “outro”, ou seja, aos não residentes em suas relações com os anfitriões e vice-versa (BASTOS; REJOWSKI, 2015). Por outro lado, os estudos sistemáticos apresentados pelo World Economic Forum, em seus relatórios dobre competitividade em viagens e turismo, indicam a importância da população local como chave para o êxito de iniciativas em tais setores. Dessa forma, o painel se propõe a trazer a discussão das relações de hospitalidade e de hostilidade que se estabelecem no encontro entre o anfitrião e o visitante. A dinâmica utilizada será de contextualização da coordenadora, seguida de talk show, com cinco perguntas elaboradas por ela e respostas dos painelistas (uma hora e quinze minutos). Os quinze minutos finais serão dedicados à interação com o público presente, na forma de perguntas e respostas.