Resumo

Título do Artigo

ECOINOVAÇÃO EM UMA AGROINDÚSTRIA SUCROENERGÉTICA: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE ÁGUAS RESIDUAIS ZERO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação ambiental
Águas residuárias
Agrobusiness

Área

Tecnológica

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Bruna Sousa Ferreira
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV
2 - David Ferreira Lopes Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
3 - André Gustavo de Brito Thomaz
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Campus Jaboticabal
4 - Marcelo Girotto Rebelato
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - FCAV

Reumo

O aumento da competitividade global, a crescente demanda por eficiência operacional, as regulações socioambientais, a pressão dos stakeholders e a rápida transformação tecnológica desafiam cada vez mais as empresas a inovar com foco ambiental. Se por um lado o presente cenário é desafiador para as empresas, por outro, a inovação sustentável pode se tornar uma alternativa para estratégias de diferenciação e oportunidades de negócios, em congruência com o alinhamento das expectativas da sociedade.
A pesquisa teve foco em uma indústria sucroenergética, situada na região Noroeste do estado de Minas Gerais. O objetivo do estudo é analisar o potencial de projetos de ecoinovação aplicados em uma usina sucroenergética com vistas ao gerenciamento adequado do processo de captação, reúso e descarte de água, visando diminuição de custos operacionais e melhoria dos aspectos ambientais.
Foram identificados os setores da produção que apresentam grande volume no uso de água e a situação atual em que se encontram. A estratégia da empresa é identificar no sistema atual as perdas (de água e de eficiência operacional), a geração de água residual e os setores que apresentam baixo aproveitamento do sistema hídrico. Foram pontuados um total de 12 itens que deveriam ser alvos inicialmente do programa de geração de ecoinovações para eliminação da água residual.
A estratégia de ecoinovação da empresa é voltada para o investimento em tecnologias limpas, por meio da P+L. Neste caso, com o reúso das águas residuais e consequente redução na captação de água, a empresa vislumbra a possibilidade de ganhos ambientais e econômicos. Nesse estágio, foram propostas as melhorias em cada setor, verificando quais possíveis melhorias para o sistema atual, por meio da minimização das perdas e determinação da melhor utilização da água residual gerada.
Quanto à eficiência operacional e redução de custos, a empresa almeja com a implantação a redução em gastos com recursos hídricos de 20%, equivalente com o que deixou de captar no meio ambiente. O que representaria uma economia de aproximadamente 7,4 milhões de reais ao ano, referente aos gastos com a captação de água bruta, bem como os custos para tratamento destas para entrada no ciclo produtivo e tratamento pós-consumo pela indústria.
Foi possível evidenciar melhorias nos processos de produção, no sistema de gestão (que foi necessário para controle e monitoramento do programa) e também em alguns equipamentos e instalações. Pretende-se aperfeiçoar cada vez mais esse projeto, buscando expandir a ecoinovação em outros processos organizacionais da empresa. Com esse estudo buscou-se avançar as discussões de ecoinovação em usina sucroenergéticas, visto que é um setor representativo para economia brasileira.