Resumo

Título do Artigo

SANTA AMÁLIA ALIMENTOS: A modelagem do negócio baseada no Canvas

Palavras Chave

Canvas
Modelo de Negócios
Santa Amália

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Gustavo Clemente Valadares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Priscila Luiz Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Joel Yutaka Sugano
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

O caso mostra uma indústria alimentícia de Minas Gerais, que possui mais de 60 anos de existência, e se tornou líder na preferência do consumidor de massas no Brasil em 2016. O objetivo principal foi analisar a empresa utilizando-se do modelo Business Canvas, ressaltando os principais pontos em cada uma das 9 áreas, a fim de ilustrar a empresa sob o ponto de vista estratégico de modelo de negócios e identificar à partir desta perspectiva seu diferencial competitivo.
Este caso envolve as áreas de empreendedorismo, plano de negócios e gestão estratégica. Tal estudo pode-se apresentar como uma forma de roteiro a ser seguido por parte de alunos e professores de como elaborar um mapa visual do modelo de negócios de uma organização. Tal estudo é sugerido para cursos de Administração e Sistemas de Informação em disciplinas que envolvam o conceito de empreendedorismo, plataforma e modelo de negócios e inovação empresarial.
Como fonte de coleta de dados utilizou-se o método de entrevistas semi-estruturado e análise documental do website da empresa. A entrevista na organização estudada aconteceu de forma presencial na cidade de Machado-MG com um dos diretores da empresa, o que auxiliou na obtenção dos dados de forma fidedigna. A medida em que o entrevistado respondia a cada questão o Canvas era desenvolvido de maneira conjunta e isso foi crucial para a elaboração do mapa visual do modelo de negócios da organização.
Plataforma e Modelo de negócios, Empreendedorismo, Administração Estratégica e Inovação Empresarial
Brown, Tim, and Jocelyn Wyatt. "Design thinking for social innovation."Annual Review of Policy Design 3.1 (2015): 1-10. Brown, Tim, and Barry Katz. "Change by design." Journal of product innovation management 28.3 (2011): 381-383. Osterwalder, Alexander, and Yves Pigneur. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons, 2010. Tennent, JohnFriend. Cómo delinear un modelo de negocios. No. LE-0146. Cuatro Media, 2008.