Resumo

Título do Artigo

TECNOLOGIA E TURISMO: Uma análise sobre a relação entre a Busca de Informação e a escolha do Canal de Distribuição na compra dos serviços de viagem do visitante de Pernambuco.
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Palavras Chave

Tecnologia da Informação e Comunicação
Canais de Distribuição
Serviços Turísticos

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Gabriela Cristina Pinheiro de Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - carla Borba da mota silveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - DEPARTAMENTO DE HOTELARIA E TURISMO
3 - André Falcão Durão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Hotelaria e Turismo

Reumo

A tecnologia modificou a maneira do ser humano agir com o outro e consigo mesmo, permitiu o amplo acesso à informação e gerou alterações profundas nos mais diversos setores da economia. No turismo, tais modificações reconstruíram sua cadeia de distribuição, extinguindo processos e atores, alterando suas funções e criando novos canais. Atualmente, a finalização de um processo de compra no turismo pode ser no mercado on-line ou off-line, de maneira direta ou intermediada.
O presente estudo buscou responder a seguinte questão: como se dá o processo de compra dos serviços de viagem das pessoas que chegam em Pernambuco? Sendo assim, seu objetivo é, em um cenário de avanço tecnológico, analisar a relação entre a busca de informação e a escolha do canal de distribuição na compra dos serviços de viagem do visitante de Pernambuco.
A análise do comportamento de compra em meio à era da informação necessita de um levantamento bibliográfico acerca das transformações ocorridas, a partir do avanço tecnológico, na demanda e na oferta. Isso levou à busca nos campos de Marketing, para a compreensão das novas necessidades do consumidor, bem como buscar na literatura do Turismo, a compreensão da dinâmica da cadeia de distribuição turística, moldada para atender a esse público em constante transformação.
Para tal, foi realizada uma pesquisa quantitativa com levantamento de campo, reunindo dados de questionários aplicados com 168 pessoas, visitantes do estado de Pernambuco que, independente do motivo da viagem, tenham participado do processo de compra dos serviços turísticos. Tais dados foram coletados de duas maneiras distintas: pessoalmente no Aeroporto Internacional de Recife, e também via questionário on-line difundido pelas principais mídias sociais disponíveis.
O resultado da análise dos dados obtidos indicou que a finalização da compra dos visitantes estudados sofreu variações para cada tipo de serviço turístico. Percebendo-se ainda, que tais variações estão mais ligadas ao tipo de serviço e aos fatores intervenientes no processo de compra do que à etapa de busca de informações. Outro destaque é dado ao grande uso de metabuscadores e opinião de amigos, o que mostra forte influência tecnológica e interpessoal na busca de informações.
O processo de compra dos serviços de viagem demonstrou ser complexo, que demanda ampla busca de informações, indicada nesta pesquisa pela busca em ambos os ambientes, on-line e off-line. Além disso, percebeu-se uma ligação diretamente proporcional entre o comissionamento e a intermediação do serviço. Foi percebido, ainda, uma maior compra on-line de serviços essenciais e, em contrapartida compra off-line ou a não utilização de serviços não essenciais do turismo.
CHURCHILL, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. Trad. Cecília Camargo Bartalotti e Cidd Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2005. BUHALIS, D.; LICATA, M. C. The future eTourism intermediaries. Tourism management, v. 23, p. 207-220, 2002. COOPER, C. et al. Turismo: princípios e práticas. Tradução de Alexandre Salvaterra. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.