Resumo

Título do Artigo

COMPOSIÇÃO DAS FONTES DE FINANCIAMENTOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS – UMA ABORDAGEM POR SETOR DE ATIVIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Statistic Trade-Off Theory
Pecking Order Theory
variáveis setoriais

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital e Valor

Autores

Nome
1 - MARCOS ROBERTO ALVES DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - UBERLÂNDIA

Reumo

Percebendo a lacuna de estudos de estrutura de capital no Brasil, que contemplem setor de atividades, com a utilização de variáveis específicas, abre-se a oportunidade para a contribuição deste projeto de pesquisa.
O objetivo principal deste estudo é verificar a influência do setor de atividade na definição da estrutura de capital das empresas brasileiras utilizando variáveis específicas de setor de atividade.
Embora seja fácil encontrar estudos que analisem características específicas das empresas como determinantes da estrutura de capital, por outro lado, a literatura frequentemente negligencia a função setor de atividade (KAYO e KIMURA, 2011).
Utiliza-se de dados painel. Os dados foram obtidos da base de dados da Economática Brasil, no período entre o 1º trimestre de 2001 e o 3º trimestre de 2014 (55 trimestres), com 415 empresas divididas em 19 setores de atividade.
Como resultado constata-se que, após regressão robusta de Cluster visando corrigir problemas de autocorrelação dos erros e heterocedasticidade, as variáveis alavancagem média do setor, concentração do setor, investimentos do setor, lucratividade, liquidez, crescimento, risco do negócio e tangibilidade apresentaram significância estatística, no sentido de explicar as variações na variável dependente, ou seja, a alavancagem a valor de mercado. O tamanho da empresa não apresenta significância.
Os resultados das variáveis abordadas neste estudo para o mercado brasileiro, estão em consonância com os principais estudos realizados em outros mercados. Além disso, outras variáveis parecem relevantes neste trabalho, como a concentração do setor e os investimentos do setor de atividades. Estas variáveis foram introduzidas ou adaptadas e necessitam ser melhores testadas em outros trabalhos, mas parece haver bom indicativo da sua relevância no estudo de estrutura de capital.
FRANK, Murray Z.; GOYAL, Vidhan K. Capital structure decisions: which factors are reliably important? Financial Management, 2009. KAYO, Eduardo K.; KIMURA, Herbert. Hierarchical determinants of capital structure. Journal of Banking & Finance, 2011.