Resumo

Título do Artigo

A MULTINACIONAL QUE TERCEIRIZOU A EXECUÇÃO DE SUAS TRANSAÇÕES FINANCEIRAS

Palavras Chave

Finanças
Gerenciamento de Projetos
Centros de Serviços Compartilhados

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Arnaldo Di Petta
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
2 - RENATO RIBEIRO NOGUEIRA FERRAZ
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO/PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO EM SAÚDE

Reumo

História real de multinacional que toma a decisão de adotar o modelo de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) para executar transações financeiras de todas as unidades de negócio no mundo. Apresentam-se o modelo de CSC, as linhas gerais de finanças global da empresa e o projeto de implantação do CSC na América Latina. Relatam-se opções para a tomada de decisão, os obstáculos na fase de negociação, entendimentos na fase de definição e planejamento, bem como as lições aprendidas nestas etapas.
Entender os desdobramentos de uma estratégia global de finanças em uma empresa multinacional e também mostrar as características, os aspectos culturais e os passos para a implantação de um projeto de instalação de um Centro de Serviços Compartilhados na América Latina. Facilita a aprendizagem sobre estes temas em organizações que atuam nesta Região e necessitam ajustar planos de caráter global à realidade regional, ou ainda, precisam viabilizar mudanças organizacionais de caráter radical.
A preparação do caso foi feita com dados levantados pelo próprio pesquisador em um trabalho de pesquisa-ação (Action Research), uma vez que, além de participar diretamente no projeto, teve também o apoio de outros profissionais para a implantação do mesmo.
Recomendado para cursos de Administração, Administração Estratégica, Administração de RH, especificamente em Change Management, Finanças e Gerenciamento de Projetos.
Bergeron, B. (2003). Essentials of Shared Service Centers. Hoboken, NY: John Wiley & Sons. Quinn, B., Cooke, R., & Kris, A. (2000). Shared Services: Mining for Corporate Gold. Financial Times: Prentice Hall. Schulman, D., Harmer, M., & Lusk, J. (2001). Shared Services: agregando valor às unidades de negócios. São Paulo: Makron Books. Schwarz, G., & Mechling, J. (2007). Shared service center. RAR-103, Kennedy School of Government, Harvard University.