Resumo

Título do Artigo

CONCEPÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL DAS PRÁTICAS DE GREEN SUPPLY CHAIN MANAGEMENT E DESEMPENHO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Green Supply Chain Management
Desempenho
Perfil

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Fábio Ytoshi Shibao
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade
2 - Geraldo Cardoso de Oliveira Neto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
3 - Flavia Cristina da silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Pós-Graduação Stricto Sensu
4 - Eduardo Cabrini Pompone
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial

Reumo

A prática do Green Supply Chain Management (GSCM) inclui atividades de redução de perdas, reciclagem, desenvolvimento de fornecedores, desempenho dos compradores, compartilhamento de recompensas e riscos, adoção de tecnologias “limpas”, adequações a legislação, reutilização de materiais, economia de água e energia, utilização de insumos ecologicamente corretos, processos de produção enxutos e flexíveis, comprometimento e conscientização ambiental dos participantes da cadeia (Zhu et al., 2012).
Na análise sobre GSCM e desempenho constatou-se que não foi encontrado pesquisas que relacionasse as práticas de GSCM com desempenho (ambiental, econômico e operacional) com perfil ecológico da empresa em termos de adoção de práticas reativa e proativa. Portanto o objetivo desse estudo foi de avaliar os artigos publicados que propuseram modelos/frameworks da relação entre GSCM e desempenho e propor um modelo conceitual, considerando além das práticas de GCSM e desempenho o perfil ecológico.
1)GSCM (Zhu et al.,2013); 2)práticas internas de GSCM (Mirhedayatian et al.,2014); 3)práticas externas de GSCM (Koh et al.,2012); 4)investimentos verde (Mitra & Datta,2014);5) ecodesign (Green et al.,2012a; Pimenta et al.,2012);6) logística reversa (Felice et al.,2012);7) desempenho ambiental (Sawadogo & Anciaux,2011);8) desempenho econômico (Jamshidi et al.,2012);9) desempenho operacional (Dou et al.,2014); 10) perfil reativo (Lee & Klassen,2008);11) perfil proativo (Singh et al.,2008).
Análise bibliométrica para quantificar a produção científica (Cooper & Lindsay,1998) dos modelos/frameworks que tratam da relação entre GSCM, perfil verde e desempenho. As bases de dados pesquisadas foram ProQuest,EBSCO,JSTOR,Web of Science e Scopus. Seguido da análise de conteúdo (Bardin,1986), para estabelecer redes sociais por meio do software UCINET (Borgatti,2002) e avaliar o Grau de Centralidade (Wasserman & Faust,1994) e a medida de coesão (De Nooy et al.,2005).
Pode-se observar que a maioria dos artigos pesquisados relacionaram a adoção de práticas de GSCM e desempenho, concluindo que as boas práticas de GSCM afetam positivamente o desempenho. No entanto, nenhum deles estudou a influência do perfil verde da empresa (reativo ou proativo) em tal relacionamento. Além disso, a grande maioria dos trabalhos não trataram simultaneamente os três aspectos de desempenho (ambiental, econômico e operacional).
Conclui-se que acrescentando a variável perfil ecológico das empresas em conjunto com as práticas de GSCM e desempenho será possível avaliar se a adoção de GSCM pelas empresas pesquisadas foram estabelecidas de maneira reativa ou proativa, permitindo analisar com maior profundidade os países e empresas que realmente estão adotando as práticas de GSCM. Se estão interessadas apenas nos ganhos econômicos e produtivos ou se estão focadas na busca genuína da sustentabilidade.
Borgatti,S.P.,2002.NetDraw:Graph visualization software.Harvard:Analytic Technologies. Zhu,Q.,Tian,Y.,&Sarkis,J.(2012). Diffusion of selected green supply chain management practices:an assessment of Chinese enterprises.Production Planning&Control:The Management of Operations.23(10-11),837–850. Zhu,Q.,Sarkis,J.,&Lai,K.(2013).Institutional-based antecedents andperformance outcomes of internal and external green supplychain management practices.Journal of Purchasing & Supply Management.19(2),106–11