Resumo

Título do Artigo

O FATOR INCERTEZA NO PROCESSO DECISÓRIO DE GESTORES DE MARKETING: UMA ANÁLISE NO SETOR HOTELEIRO DE JOÃO PESSOA/PB
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Palavras Chave

Poder nas organizações
Processo decisório
Incerteza

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagem Institucional nos Estudos Organizacionais

Autores

Nome
1 - Gabriela Silva Pires
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (FACISA) - Campina Grande
2 - Williana de Souza Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I - João Pessoa

Reumo

Estudar a incerteza no campo organizacional permite compreender como o poder é desempenhado em sua tomada de decisão estratégica conduzindo à uma eficiência em seus processos.
Como a incerteza é percebida pelos gestores de marketing no setor hoteleiro de João Pessoa/PB no processo de decisão estratégica? Tem como objetivo mensurar a percepção de incerteza de gestores de marketing do setor hoteleiro de João pessoa/PB no processo de decisão estratégica com base nos três tipos de incerteza definidos por Milliken (1987) bem como verificar se há relação da incerteza de estado com as incertezas de efeito e resposta nos setores de marketing dos hotéis estudados.
saber lidar com incertezas nas organizações é uma excelente forma de poder, pois, quem sabe lidar com essas situações instáveis exercem forte influência sobre a organização, como coloca Morgan (1995). Segundo Sambiase e Brito (2009) o termo incerteza surgiu nos anos 1920 e 1930 em estudos econômicos e organizacionais da era moderna e se relaciona com a lucratividade da empresa e também com o processo decisório empresarial.
Abordagem quantitativa com análises estatísticas realizadas no software R. A pesquisa é considerada como descritiva e correlacional, desenvolvida pelo método Survey com dados coletados através de questionário, criado pelas autoras Sambiase e Brito (2009), o qual tem por base os três tipos de incerteza, definidos por Milliken (1987) - incerteza de estado; de efeito e de resposta. A amostra compreende oito empreendimentos hoteleiros de pequeno porte da cidade de João Pessoa/PB.
Os resultados apontam que há um baixo nível de incerteza de estado em todos os aspectos analisados, além disso, há certa habilidade do gestor de marketing em prever os impactos dos eventos ambientais analisados, não havendo total certeza quanto aos impactos do ambiente competitivo e evoluções tecnológicas no setor.
Verificou-se que os gestores de marketing de hotéis de pequeno porte devem estar atentos aos níveis de incerteza de estado com relação a assuntos relacionados ao meio econômico/competitivo e aos concorrentes, uma vez que quanto menor for o nível de incerteza de estado dos gestores de marketing sobre estes assuntos maior a chance de previsibilidade ambiental para que se avalie o impacto (efeito) e requeira uma resposta na organização.
MILLIKEN, F.J. Three types of perceived uncertainty about the environment: State, effect, and response uncertainty. Academy of Management Review, v.12, n.1, p. 133-143, 1987. SAMBIASE, M. F.; BRITO, E. P. Z. A mensuração da Percepção de Incerteza do Gestor no Processo de Decisão Estratégica. In: Encontro da ANPAD, 2009, São Paulo. XXXIII. EnANPAD, 2009. 9.