Resumo

Título do Artigo

GERENCIAMENTO DE RESULTADOS MEDIANTE ATIVIDADES REAIS: ANÁLISE DA LITERATURA EXISTENTE E SUGESTÕES PARA INVESTIGAÇÕES FUTURAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gerenciamento de resultados
Gerenciamento de resultados por atividades reais
Gerenciamento por decisões operacionais

Área

Finanças

Tema

Governança, Risco e Compliance

Autores

Nome
1 - Andréia Carpes Dani
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - ppgcc
2 - CRISTIAN BAU DAL MAGRO
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau
3 - ROBERTO CARLOS KLANN
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

A evolução do conhecimento ocorre diferentemente nas ciências e dentro delas as linhas de pesquisas evoluem em velocidades distintas. Especificamente nas Ciências Contábeis, poucos pesquisadores tem se dedicado a fazer a rastreabilidade das citações de pesquisas sobre gerenciamento de resultados. Pesquisas ressaltam a incipiência de estudos sobre gerenciamento de resultados reais (realizado por meio de atividades operacionais) no contexto nacional, bem como internacional.
Esta pesquisa busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as características das pesquisas sobre gerenciamento de resultados mediante atividades reais e as lacunas para investigações futuras? Diante disso, tem como objetivo caracterizar as pesquisas sobre gerenciamento de resultados mediante atividades reais e as lacunas para investigações futuras.
Gerenciamento de resultados por meio de decisões que afetam as atividades reais: O gerenciamento de resultados consiste na intervenção proposital na elaboração da informação financeira, com a intenção da obtenção de ganhos privados. Tal intervenção gerencial pode ocorrer a partir de decisões operacionais. Portanto, os gestores possuem um acervo de métodos disponíveis, que vão desde a aceleração das vendas até a redução das gastos com pesquisas, desenvolvimento e manutenção.
Esta pesquisa caracteriza-se como sendo descritiva quanto aos objetivos, documental quanto aos meios e quantitativa quanto à abordagem do problema. foram coletados os artigos científicos publicados em periódicos internacionais da área de Contabilidade disponíveis na base de dados SCOPUS. Assumiu-se como base o estudo seminal de Roychowdhury (2006) sobre gerenciamento de resultados baseados em atividades reais, a partir do qual se obteve uma amostra de 50 publicações.
Os resultados apontam que o ano de 2014 foi aquele que apresentou maior quantidade de publicações sobre GRAR, embora a produção relacionada ao tema não tenha evoluído significativamente no período de 2010 a 2015. Quanto a aplicação da métrica do GRAR, verificou-se que apenas 11 publicações utilizaram o modelo isolado de atividades reais (Roychowdhury, 2006). Em contrapartida, 39 publicações aplicaram de maneira conjunta o GRAR e modelos baseados em accruals.
Verificou-se que a pesquisa desenvolvida por Roychowdhury (2006) e seu modelo, têm sido pouco utilizado em pesquisas empíricas da área. Do mesmo modo, a discussão teórica relacionada à temática carece de novos estudos, que possam contribuir ampliando o conhecimento que se tem sobre as decisões estratégicas dos gestores, as atividades operacionais das empresas e outros aspectos relacionados às variáveis que compõem o modelo de atividades reais.
GUNNY, K. What are the consequences of real earnings management?.Working paper. Leeds School of Business, 2005. KIM, Y.; PARK, M. S. Real activities manipulation and auditors clientretention decisions. The Accounting Review, v. 89, p. 367–401, 2014. ROYCHOWDHURY, S. Earnings management through real activities manipulation. Journal of accounting and economics, v. 42, n. 3, p. 335-370, 2006.