Resumo

Título do Artigo

EVITANDO O CHORO PELO LEITE DERRAMADO: um caso para ensino sobre incerteza ambiental

Palavras Chave

Estratégia
Incerteza ambiental
Tomadas de decisões

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Marina Oliveira Daneluz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais
2 - Elvis Silveira-Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPGDTSA

Reumo

O caso possui como personagens principais Felipe e Renata, protagonistas da implantação da Sanga Leiteira em 1993. O caso reproduz as angústias vivenciadas pelos protagonistas, desde o início do empreendimento até as decisões sobre sua manutenção. Serão apresentadas as dificuldades e preocupações vivenciadas, bem como as alternativas propostas por eles e por profissionais contratados.
O presente caso para ensino objetiva contribuir com reflexões e entendimentos sobre o papel do gestor, como tomador de decisões, em uma propriedade de exploração leiteira, considerando as incertezas ambientais pelas quais a empresa vivenciou no decorrer das últimas décadas, bem como as estratégias formuladas em função destas conjunturas e os resultados obtidos, aproximando, assim, o ambiente educacional (teórico) da realidade empresarial (empírico).
Os dados para a construção do caso foram coletados através de entrevistas com os gestores da Sanga Leiteira, documentos gerenciais da propriedade, observação direta através de visitas presenciais ao longo de dois anos, e ainda, relatórios de desempenho fornecidos pela equipe técnica da fazenda.
Disciplinas que abordem as temáticas de planejamento estratégico/empresarial, ambiente organizacional, empreendedorismo, agronegócios, entre outras correlatas, tanto em nível de graduação como pós-graduação, tais como: planejamento estratégico, formulação de estratégias, plano de negócios, gestão de agronegócios, análise macro ambiental e empreendedorismo.
Duncan, J. (1972). A Frequency Dictionary of Portuguese Words. Tese de Doutorado, Stanford University. Wholey, D. R., & Brittain, J. (1989). Characterizing environmental variation. Academy of Management Journal, 32, 867– 882. Carvalho, C. E., & Rossetto, C. R. (2014). Proposição e teste de uma escala de dinamismo, complexidade e munificência ambiental. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 13(4), 59-73.