Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE COCRIAÇÃO DE VALOR EM ENSINO E APRENDIZAGEM DO PONTO DE VISTA DA LÓGICA DOMINADA PELO SERVIÇO E DOS SETE PASSOS METODOLÓGICOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cocriação
Aprendizagem
LDS

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Nome
1 - Rodrigo Baptista Séra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - pampulha
2 - Helena Belintani Shigaki
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD

Reumo

A definição de ensino e aprendizagem, e consequentemente conhecimento, perpassa o conceito dos sete passos metodológicos de Kuller e Rodrigo (2012), adotados para a elaboração deste estudo, composto por contextualização e mobilização; atividade de aprendizagem; organização da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; outras referências e; síntese e generalização, sendo este último semelhante à Taxonomia de Bloom. A metodologia de Kuller e Rodrigo também foi discutida e conectada à proposta metodológica de Ação-Reflexão-Ação.
Partindo desse horizonte, o problema de pesquisa foi: Quais as implicações geradas pela utilização dos setes passos metodológicos de Kuller e Rodrigo (2012) e da LDS e do processo de cocriação de valor frente a uma perspectiva educacional?
A definição de ensino e aprendizagem, e consequentemente o conhecimento, perpassa o conceito dos sete passos metodológicos de Kuller e Rodrigo (2012), adotados para a elaboração deste estudo, juntamente com a metodologia de Ação-Reflexão-Ação. Os conceitos de experiência, cocriação e Lógica Dominada pelo Serviços também foram abordados neste estudo, com a finalidade de corroborarem às metodologias anteriormente descritas.
O estudo é do tipo descritivo, com abordagem qualitativa e estratégia de experimento, realizado em dois momentos distintos, com uma turma de 30 alunos da disciplina “Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos” da Pós-graduação Lato Sensu em Docência Profissional, a fim de proporcionar a reflexão acerca das metodologias adotadas em sala de aula, já praticadas pelo docente, gerando novas perspectivas, discussões e resultados, evidenciados como perspectivas futuras idealizadas.
O estudo proporcionou a reflexão acerca das formas já praticadas pelo docente, gerando novas perspectivas, discussões e resultados, desenvolvidos em torno de competências e situações de aprendizagem analisadas e previstas no Plano de Trabalho do Docente já existente. Por meio de Grupos Controle I e II, verificou-se uma maior eficiência em sala de aula com a metodologia proposta em relação a aula tradicional, perceptível por meio das atividades realizadas e presente nas auto avaliações de forma comparativa e na compreensão e assimilação das novas propostas realizadas pelos alunos.
Torna-se válido ressaltar, ainda, que a valorização percebida pelo discente, no papel de contribuição ativa do conteúdo projetado apodera-se do mesmo como seu, defendendo pontos de vista e compartilhando posicionamentos com a turma, deixando o aluno inclusive mais seguro para manifestar opiniões e ideias acerca de suas perspectivas, experiências, impactos na realidade pós curso, além de permitir um comparativo eficiente, claro e que serve de balizador para vislumbrar das mudanças.
Küller, J.A., & Rodrigo, N.F. (2012). Uma Metodologia de Desenvolvimento de Competências. Boletim Técnico do Senac: a revista da educação profissional, Rio de Janeiro, 38(1), 5-15. Lusch, R.F., & Vargo, S.L. (2014). Service-Dominant Logic: premises, perspectives, possibilities. Cambridge: Cambridge University Press.