Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO REGIONAL, GOVERNANÇA E TURISMO NA REGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES: análise de três municípios da Estrada Real
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Governança
Desenvolvimento Regional
Turismo

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Thiago de Sousa Santos
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Centro

Reumo

O estudo será realizado com o objetivo de estudar e analisar o papel da governança no desenvolvimento regional a partir do turismo na região do Campo das Vertentes. Para alcançar o objetivo geral definiram-se os seguintes objetivos específicos: Investigar quais ações são desenvolvidas por órgãos de governança para fortalecer o turismo na região; Verificar os resultados gerados pelas ações de fortalecimento do turismo para o desenvolvimento regional; Verificar como se dá a articulação dos órgãos de governança nas ações desenvolvidas nos municípios estudados.
A pesquisa é importante, devido a contribuição que a identificação de ações estratégicas, seja de governança da atividade turística, seja de desenvolvimento regional por meio do turismo, das partes integrantes ao contexto analisado pode trazer para potencializar o desenvolvimento regional de outras regiões existentes no Brasil e que apresentam condições, potencial, vocação e tradições semelhantes. Somado a tal questão, este estudo vai em direção da compreensão das características e comportamentos dos atores do setor de turismo como uma atividade fomentadora do desenvolvimento regional.
Boisier (1996) destaca que desenvolvimento regional resulta de um processo de mudança social sustentada que tem como finalidade última o progresso permanente da região, da comu¬nidade regional como um todo e de cada indivíduo residente nela. O turismo tem sido visto em muitos lugares, sobretudo nas cidades históricas, como o meio mais fácil e rápido para o desenvolvimento econômico e, em alguns casos, como o único (SILVEIRA, 2008). A governança vai além do gerenciamento, estabelecendo estruturas capazes de lidar com cultura, direção e organização geral das organizações.
A proposta desta pesquisa pode ser alcançada utilizando-se a abordagem qualitativa de investigação. A pesquisa é do tipo exploratória a qual procura conhecer as características de um fenômeno para procurar explicações das causas e consequências de dito fenômeno. Como instrumento de coleta de dados, serão utilizadas fontes primárias e secundárias. Para análise das entrevistas será utilizado a análise de conteúdo. Será utilizado ainda a análise categorial.
Os resultados da pesquisa visa compreender o papel da governança no desenvolvimento regional a partir do turismo na região do Campo das Vertentes, tendo como objeto os municípios de São João Del Rei, Tiradentes e Prados. Para atingir tal finalidade, será adotado o modelo proposto por Tomazzoni, o qual propõe a analise das dimensões Econômica, Cultural e Organizacional. Na dimensão Organizacional fatores relacionados a governança serão incluídas como elementos de análise para que seja possível ampliar a discussão e entendimento da complexa relação existente no ambiente do turismo.
A atividade turística existente nos municípios necessita ser mais bem compreendida e analisada por diversos atores, pois sua disseminação e evolução ocorreram como uma espécie de verdade inquestionável, e pode ser capaz de contornar alguns problemas dos municípios e potencializar o desenvolvimento da região. Por isso torna-se necessário compreender sua origem e os interesses que a norteiam, para que a decisão de fomentá-la e/ou promovê-la não seja demasiadamente ingênua ou descomprometida.
BAIDAL, J. A. I. Regional tourism planning in Spain: evolution and perspectives. University of Alicante, Spain. Annals of Tourism Research. v. 31, issue. 2, 2014. BEAUMONT, N.; DREDGE, D. Local tourism governance: A comparison of three net work approaches. Journal of Sustainable Tourism, v. 18, n.1, p. 7–28. 2010. TOMAZZONI, E. Turismo e desenvolvimento regional: modelo APL TUR aplicado à Região das Hortênsias (Rio Grande do Sul – Brasil). 2007. 385 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.