Modais de Transporte
Market share
Resultados financeiros
Área
Operações
Tema
Logística e Cadeia de Suprimentos
Autores
Nome
1 - Felipe Pusanovsky de Barros UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA) - Campus Av. Pres. Vargas
2 - Marco Aurelio Carino Bouzada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA) - Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial
Reumo
A escolha das formas de transporte que proporcionarão menores gastos e melhores níveis de serviço é uma das mais impactantes decisões logísticas.
Jogos de Empresas podem ser usados para dimensionar o impacto que o uso intensivo de transporte rodoviário causa sobre o market share e sobre os resultados financeiros de empresas, uma vez que, segundo Sauaia (2008), a simulação das atividades da empresa permite o exercício de estratégias sem comprometer a sua operação e o seu desempenho real.
O problema de pesquisa proposto é: Qual o impacto causado pela utilização intensiva do modal rodoviário de transporte sobre o market share e sobre os resultados financeiros de empresas virtuais participantes de um Jogo de Logística?
Assim, estabeleceu-se o objetivo geral, que é a verificação do impacto causado pela utilização intensiva do modal rodoviário de transporte sobre o market share e sobre os resultados financeiros de empresas virtuais participantes de um Jogo de Logística.
Conforme o PNLT (2011), no Brasil, o modal rodoviário, além de mais custoso, condensa 52% do transporte de cargas. Este desequilíbrio evidencia-se na comparação com os demais modais, sendo que tal distribuição da matriz de transportes afeta desfavoravelmente a competitividade dos produtos brasileiros (PADULA, 2008).
Para Sauaia (2008) e Bouzada (2013), é possível usar Jogos de Empresas para testar elementos de pesquisa de Logística, relacionando à teoria existente, confirmando-a ou refutando-a.
A pesquisa foi quantitativa, descritiva, documental e de laboratório, com dados secundários provenientes de aplicações do jogo de Logística BR-LOG, entre os anos 2011 e 2014, referentes a 41 empresas fictícias, com análise das variáveis: Resultado financeiro, Market share e Modal rodoviário.
As análises procuraram demonstrar, por correlações entre as variáveis, se corroboraram ou não a literatura pesquisada.
Os resultados dos coeficientes tiveram sua significância estatística avaliada.
A correlação entre as variáveis percentual de uso do modal rodoviário e participação de mercado foi estatisticamente irrelevante, não comprovando relação dessas duas variáveis. Este resultado permite verificar o grau de complexidade da relação entre a opção pelo modal de transporte e a participação de mercado.
A correlação entre as duas variáveis da segunda hipótese também não possui a significância estatística esperada por autores como Padula (2008), Gorman (2008) e Siqueira (2000).
As hipóteses pesquisadas não apresentaram resultados significativos, ainda que os valores obtidos nos testes possam mostrar indícios de estarem em acordo com a literatura pesquisada.
Possivelmente os resultados não conclusivos obtidos se deram pelo fato de existirem poucas opções de transporte ao modal rodoviário no Brasil, de forma que se constitua numa “competição” injusta a comparação, uma vez que existe a enorme vantagem no total de quilômetros cobertos pelas rodovias.
BOUZADA, M. A. C. Um jogo de Logística genuinamente brasileiro. 2001. Disponível em: . Acesso em: 18 jul 2015
PADULA, R., Infra-estrutura I: transportes fundamentos e propostas para o Brasil. 1ed. Brasília: Coronário, 2008.
SAUAIA, A. C. A. Laboratório de gestão: Simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Barueri: Manole, 2008.