Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O INVESTIMENTO NO MERCADO DE AÇÕES
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Palavras Chave

educação financeira
renda variável
mercado de ações

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Propriedade e Reestruturações

Autores

Nome
1 - Rosimara Donadio
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - SAO PAULO
2 - José Roberto Ferreira Savoia
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
3 - Fabiana Lopes da Silva
Faculdade FIPECAFI (FIPECAFI) - Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças
4 - Amelia Silveira
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Doutorado em Administração

Reumo

O artigo analisa a relação entre os níveis de educação financeira e o investimento em ações, com base em uma amostra de estudantes de pós-graduação lato sensu, matriculados em cursos de negócios, em uma instituição de renome, situada na cidade de São Paulo. A metodologia utilizada foi quantitativa, com aplicação de modelo estatístico de regressão logística. Os resultados mostram a existência de uma relação positiva e crescente entre a educação financeira dos indivíduos e o investimento no mercado acionário.
Utilizando uma amostra intencional de estudantes de pós-graduação lato sensu, formada por estudantes matriculados em cursos voltados a administração e negócios, de uma instituição brasileira de renome, situada na cidade de São Paulo, o estudo pretende responder à seguinte questão: Qual a influência do nível de educação financeira nas decisões de investimentos no mercado acionário por estes indivíduos? Nesse sentido, o objetivo é verificar se o nível de educação financeira da amostra influencia a sua decisão de realizar investimentos no mercado acionário.
De acordo com Van Rooij et al. (2011, a falta de entendimento financeiro é um impedimento significante para o investimento em ações, portanto, quanto maior a educação financeira do indivíduo, maior a possibilidade de que ele venha a investir nesse ativo. Resultados semelhantes foram encontrados por Yoong (2011), Volpe et al. (2002), Calvert, Campbell e Sodini (2007), Lusardi e Mitchell (2011) e Clark et al. (2015). Hilgert, Hogarth e Beverly (2003) e Lusardi e Mitchell (2009) concluíram haver relação considerável entre o conhecimento financeiro e comportamento financeiro.
A pesquisa classifica-se como quantitativa, pois baseou-se em levantamento e mapeamento de dados de uma amostra específica e ofereceu tratamento estatístico aos dados coletados Foi aplicado questionário à uma amostra de 280 alunos matriculados em cursos de pós graduação lato sensu em uma escola de negócios da cidade de São Paulo. O instrumento de pesquisa aplicado foi desenvolvido com base em Van Rooij et al. (2011) e Lusardi e Alessie (2011), acrescentando-se duas perguntas acerca do mercado acionário. O modelo estatístico utilizado foi a regressão logística.
Da amostra analisada, 2,5% afirmaram que tinham investido a maior parte de sua poupança em ações; 0,71% afirmaram que investiam 50% de seus recursos em ações; 29,29% disseram investir apenas uma pequena parte de sua poupança em ações e 67,5% dos respondentes disseram não investir nada em ações. Os resultados da regressão logística mostraram que a única variável significativa, ao nível de significância de 5%, foi o nível de educação financeira,indicando que quanto maior a educação financeira, mensurada com base nos itens do questionário, maior a probabilidade do indivíduo investir em ações.
O estudo atingiu seu objetivo e seus resultados mostraram que quanto maior o nível de educação financeira maior a probabilidade de haver o investimento em ações, corroborando os resultados de Van Rooij et al. (2011), Volpe et al. (2002), Calvert, Campbell e Sodini (2007), Yoong (2011) e Clark et al. (2015). Uma limitação do estudo foi o fato de a amostra de estudantes ter tido como base uma única instituição de ensino. Para estudos futuros, considerar como amostra outros segmentos da sociedade, com o objetivo de verificar se os mesmos resultados permanecem.
CLARK, R.; LUSARDI, A.; MITCHELL, O. Financial Knowledge and 401 (K) Investment Performance: a case study. GFLEC Working Paper Series, WP 2015-4. June 22, 2015. VAN ROOIJ, M.; LUSARDI, A.;ALESSIE, R. Financial literacy and stock market participation. Journal of Financial Economics, Vol. 101, Issue 2, p. 444-472, 2011. YOONG, J. 2011. Financial Illiteracy and Stock Market Participation: Evidence from the RAND American Life Panel. In Financial Literacy: Implications for Retirement Security and the Financial Marketplace. Eds. O. S. Mitchell and A. Lusardi. Oxford: Oxford University Press: 76-97.