Resumo

Título do Artigo

O VALOR PERCEBIDO DA CONTRIBUIÇÃO DA ÁREA DE SUPORTE AO CLIENTE NO DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE NOVOS PRODUTOS EM UMA FABRICANTE DE AERONAVES COMERCIAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Percepção de Valor
Desenvolvimento de Novos Produtos
Escala Multidimensional

Área

Tecnológica

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Marcos Sampaio Martins
Fundação Instituto de Administração - FIA - Butanta
2 - Simone Ruchdi Barakat
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo

Reumo

No desenvolvimento de uma aeronave comercial, a garantia por atributos como alta disponibilidade, robustez, custos reduzidos de manutenção e competitividade no ciclo de vida passa por um processo de desenvolvimento onde a participação da área de suporte ao cliente desde as fases mais iniciais de projeto são fundamentais para um produto robusto e maduro na operação. Este artigo tem por objetivo avaliar o valor percebido desta área no desenvolvimento integrado de novos produtos.
Características inerentes do produto como a elevada complexidade e aspectos mercadológicos como o alto valor agregado e o alto nível de exigência dos clientes, levam o desenvolvimento de aeronaves comerciais a demandar um processo abrangente, integrado, e que envolva um projeto voltado para a excelência. A percepção de valor da participação de uma nova área no desenvolvimento integrado do produto é parte importante para o sucesso de implementação de uma estratégia de maximização de atributos.
Dado o contexto deste trabalho e da empresa estudada, durante as duas últimas décadas, a área de suporte ao cliente tem tido uma participação não muito direta no auxilio a definição de requisitos de produto. De uma forma geral, esta participação se deu, de forma mais incisiva, principalmente a partir das fases finais de desenvolvimento do produto. A mudança de paradigma, na atuação da área de suporte ao cliente desde as fases iniciais de projeto é foco deste trabalho.
Este trabalho visa, a partir de uma pesquisa descritiva, medir o valor percebido da contribuição da área de suporte ao cliente no desenvolvimento integrado do produto, a partir da utilização do modelo teórico de Zeithaml (1988) e de uma escala multidimensional desenvolvida a partir de escalas existentes.
As hipóteses norteadoras da pesquisa foram testadas e os resultados mostraram que a contribuição da área de suporte ao cliente sob o ponto de vista da competência, confiabilidade, empatia, prontidão para o cliente e tempo e esforço gastos é positiva e pode trazer inúmeras vantagens competitivas para um novo produto.
Do ponto de vista acadêmico, o trabalho traz uma contribuição relevante em função da escassez de estudos sobre a medição de valor percebido com foco em clientes internos e no processo de desenvolvimento de novos produtos. Em termos práticos, o relato tem o potencial de trazer uma visão atualizada e abrangente do valor percebido da contribuição da área de suporte ao cliente dentro de um processo de desenvolvimento de um novo produto.