Resumo

Título do Artigo

Avaliação de Desempenho do Setor Público Regional: Uma Análise da Literatura Internacional
Abrir Arquivo

Palavras Chave

ProKnow-C.
Avaliação de Desempenho
Desenvolvimento regional/local

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Fernanda Aparecida da Cunha
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - PPGA
2 - Ademar Dutra
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Mestrado em Administração
4 - VINÍCIUS DEZEM
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - TRAJANO

Reumo

Devido à importância da avaliação de desempenho no setor público, seja nos contextos central, regional ou local, emerge a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as características básicas e avançadas da publicações cientificas internacionais sobre o tema avaliação do desempenho do setor público no contexto regional? Considera-se características básicas as que se referem aos resultados bibliométricos de uma amostra de artigos científicos relevantes e com reconhecimento científico e características avançadas aquelas que permitem analisar o conjunto de artigos quanto aos estágios de evolução.
Para responder a pergunta de pesquisa formulada tem-se como objetivo geral analisar as características de publicações científicas internacionais sobre avaliação de desempenho do setor público no contexto regional, visando a construção de conhecimento sobre o tema. O alcance do objetivo proposto será viabilizado com o uso do instrumento de intervenção ProKnow-C (Knowledge Development Process – Constructivist) que possibilita mapear as publicações científicas e selecionar um conjunto de artigos com relevância e reconhecimento científico.
A avaliação de desempenho pode contribuir para a eficiência do setor público, possibilitando conhecer onde os recursos estão sendo aplicados, se há desperdício, como anda a produtividade e a prestação dos serviços governamentais, fazendo com que as partes interessadas percebam as prioridades e a qualidade dos serviços prestados (Balaguer-Coll, Prior e Tortosa-Ausin, 2004; Ho e NI, 2005).
O presente estudo possui um caráter exploratório-descritivo. A pesquisa analisa os dados tanto de forma qualitativa quanto quantitativa. O instrumento de intervenção utilizado o Proknow-C é dividido basicamente em quatro etapas, a saber: Seleção de Portfólio Bibliográfico (PB); Análise bibliométrica do portfólio; Análise sistêmica; e identificação da pergunta e do objetivo de pesquisa. Nesta pesquisa serão operacionalizadas as etapas Seleção do Portfólio Bibliográfico e Bibliometria do Instrumento Proknow-C
O Portfólio Bibliográfico composto por 32 artigos foi possível identificar os periódicos e os autores os mais relevantes pelo número de publicações do PB na analise bibliométrica. Já na analise avançada foram utilizada duas abordagem a de Srimai;Radford; Wrigh, (2011) se refere quanto a evolução da avaliação de desempenho e a de Melnyk et al. (2014) quanto a classificação.Na abordagem Melnyk et al(2014) foi identificado que 62% dos artigos utilizam abordagem de o sistema de medição de desempenho. Quanto à trajetória utilizada 54% dos artigos o primeiro caminho.
A análise bibliométrica revelou que os periódicos mais relevantes no PB foram Public Administration Review e Public Money and Management, Foram identificados três autores que possuía trajetória estabelecida nesta área que são Steve Martin, James Downe e Donald P. Moynihan. Na analise avançada foram utilizada duas abordagem que no tocante o que pode ser observado é que a maioria dos artigos estão preocupados com as métricas da avaliação de desempenho, passando a mensuração do desempenho a dar suporte à realização das estratégias organizacionais.
Ensslin, L., Ensslin, S. R., Dutra, A., Nunes, N. A., Reis, C. Bpm governance: A literature analysis of performance evaluation. Business Process Management Journal, 23(1) (in press)Dutra, A.; Ripoll-Feliu, V.M.; Fillol, A. G.; Ensslin, S. R.; Ensslin, L..(2015). Theconstruction of knowledge from the scientific literature about the theme seaport performance evaluation, International Journal of Productivity and Performance Management, v. 64, iss 2, pp. 243 – 269.