Resumo

Título do Artigo

RELAÇÕES DE PODER EM ORGANIZAÇÕES COLETIVISTAS: O CASO DA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE LAVRAS, MINAS GERAIS

Palavras Chave

Associação
Relações de poder
Material reciclado

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Érica Aline Ferreira Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - José Roberto Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamernto de Administracao
3 - João Francisco Sarno Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Icex

Reumo

Fundada em 1998, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMAR) se localiza na cidade de Lavras, Minas Gerais e surgiu da iniciativa de estudantes da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da fundação Pró Defesa Ambiental. Sob a temática da educação ambiental, a associação possui significativas ações que se destacam, seja na forma de atuação em Lavras para a coleta dos materiais recicláveis ou na sua gestão.
Analisar as relações de poder em organizações coletivistas de trabalho apresentando como caso a ACAMAR; Desenvolver habilidades, conhecimento e possíveis atitudes para a gestão da associação estudada; Incentivar estudos sobre associações e suas formas de trabalho; Apresentar um esquema de análise das relações de poder em organizações com características autogestionárias de Faria et al. (2008); Apresentar um caso problema de uma prática que pode ser adotada por outras universidades e instituições.
Os dados foram coletados por meio de pesquisa de dados secundários nos sites relacionados à cidade de Lavras no que diz respeito aos catadores de materiais recicláveis e a atuação da ACAMAR. A aplicação do esquema de análise ocorreu por meio das relações de poder em organizações com características autogestionárias de Faria et al. (2008). Contou também com a análise de artigos científicos, dissertações e teses voltadas para a pesquisa de associações, mais especificamente, a Associação tratada.
O caso pode ser utilizado como material didático de apoio para disciplinas da administração e administração pública e cursos voltados à temática de gestão ambiental, cooperativismo/associativismo, materiais recicláveis, dentre outros campos interdisciplinares. Pretende-se apresentar um caso envolvendo a ACAMAR e o município de Lavras em relação à atuação da associação, bem como a participação dos catadores, dos gestores desta organização e das relações, sejam elas de poder e/ou conflitos presentes.
BRASIL. Lei 12.305 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. FARIA, J. LEAL, A. ATTIE, J. HIRAYAMA, W. DE MATOS, R. DUTRA, R. Autogestão e Poder: esquema de análise das relações de poder em organizações com características autogestionárias. In: Encontro Nacional de Estudos Organizacionais ENEO V, 2008. Anais... Belo Horizonte: Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Administração, 2008.