Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÕES DAS REDES SOCIAIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL: um estudo de caso no empreendimento social Bairro da Juventude
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Palavras Chave

Empreendedorismo Social
Redes Sociais
Interfaces

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Carla Spillere Busarello
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC) - UNACSA
2 - Samara Eberhardt Schardosim
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC) - Administração de Empresas
3 - Igor Martello Olsson
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC) - UNACSA
4 - Camila Machado Bardini
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC) - Criciuma
5 - Melissa Watanabe
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC) - PPGDS

Reumo

O Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas é uma instituição que presta serviços de assistência social que visa a proteção social básica para os bairros de vulnerabilidade social da região de Criciúma - SC e conta com a uma profícua rede social que a mantem atuante há 65 anos. O conceito de redes sociais é descentralizada, flexível, dinâmica, e auto-organizável, estabelece-se por relações horizontais de cooperação” (TOMAÉL; ALCARÁ; CHIARA, 2005, p. 94).
Buscou-se averiguar e compreender como as redes sociais contribuem para a consolidação de empreendimentos sociais, tendo como base o caso do Bairro da Juventude. Os objetivos buscam responder: Como se dá as interfaces entre empreendedorismo social e redes sociais? De que forma as redes sociais contribuem para a consolidação de um empreendimento social? Para alcance de seu objetivo, esta pesquisa utilizou como estratégia de investigação um estudo de caso na própria instituição.
O termo empreendedorismo nos remete à ideia de criação de novos negócios, ou a iniciativa dos indivíduos na geração de algo diferente do existente, ou mesmo, a utilização dos recursos disponíveis para uma transformação específica de uma maneira criativa. Dornelas (2008) confirma esta afirmação dizendo que o empreendedorismo pode ser visto sob a ótica de reconhecimento de uma oportunidade seguido da criação de um empreendimento para capitalização sobre tal oportunidade.
A pesquisa é de essência aplicada, pois exibe exploração no campo de interação entre o empreendedorismo social e as redes sociais, permitindo salientar a relevância de sua prática. Tem como estratégia adotada para a atual pesquisa um estudo de caso, no qual a abordagem é qualitativa, e os objetivos de pesquisa são descritivo e exploratório. As ferramentas utilizadas para a realização de uma coleta de dados foram entrevistas em profundidade com roteiros semi estruturados e análise bibliográfica.
É significativo como a interface entre o empreendedorismo social e as redes sociais agiu positivamente na consolidação e desenvolvimento do objeto de estudo. Outro fator importante que está presente na pesquisa é o apoio tanto da comunidade, assim como a parceria com várias empresas na região. Logo, salientando a eficiência das redes sociais, busca-se evidenciar os benefícios e a relevância dela nesse contexto para que possa ser aplicada também em outros meios sociais.
O empreendedorismo social e as redes sociais compõem uma realidade que se complementa há algum tempo e colabora uma com a outra para suas ações. A presente pesquisa alcançou o objetivo de mostrar a importância da prática desse contexto com o estudo de caso do Bairro da Juventude, no qual o Rotary Club criou redes sociais que geraram visibilidade e credibilidade, o qual se perpetua até hoje. Assim, as redes sociais são instrumentos para a consolidação e manutenção deste empreendimento social.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2008. TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; CHIARA, I. G. di. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, Brasília, v. 4, n. 2, p.93-104, maio/ago. 2005.